Adidas leva Reebok e ameaça Nike

09/01/2009

A Adidas anunciou ontem que vai comprar a americana Reebok por 3,1 bilhões de euros (US$ 3,8 bilhões), em um negócio que colocará a empresa alemã de artigos esportivos perto da Nike, líder do mercado. No Brasil, a união das duas empresas resultará na conquista de 51% do mercado de tênis – deixando para trás a Nike, que tem a liderança em faturamento.

O impacto da criação desse novo gigante mundial no mercado brasileiro é ainda difícil de mensurar. As duas empresas operam de maneiras distintas no país. Enquanto a Adidas do Brasil é uma subsidiária, a Reebok possui um contrato de licenciamento com a Vulcabras desde 1995. Esse acordo inclui a venda, produção e importação de produtos para o Brasil e a Argentina. A Adidas tem 35% de sua linha produzida no Brasil pelas empresas Paquetá e Karlitos.

A Vulcabras não especificou até quando vai o contrato. Informou apenas que “ele é de longo prazo e será mantido”. O mercado brasileiro de tênis, de 80 milhões de pares, cresce 8% ao ano.

Fonte:
Valor Economico
Vanessa Barone
3/8/2005