Acordo Fiesp e Confindustria aproxima indústrias brasileiras e italianas

09/01/2009

A Fiesp e a Confindustria (Confederação Geral da Indústria Italiana) assinam nesta segunda-feira, 17, um memorando de entendimento que visa incrementar as relações comerciais, o desenvolvimento de projetos de investimento e alianças estratégicas entre empresas italianas e brasileiras. Em 2004, fluxo de comércio entre Brasil e Itália atingiu cerca US$ 5 bilhões.

Na Itália, numa cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o presidente da Confindustria, Luca di Montezemolo, se comprometerão a viabilizar e incentivar o intercâmbio de informações (técnicas, econômicas e de oportunidades de negócios) e tecnologia entre os dois países, a dar apoio às missões empresariais e a trabalhar conjuntamente, quando apropriado, para avançar posições comuns nas negociações sobre liberalização comercial (Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio, e no acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Européia).

Amanhã, Paulo Skaf segue para Genebra (Suíça), onde se reunirá com o diretor geral da OMC, Pascal Lamy. O encontro acontece a dois meses da reunião ministerial de Hong Kong, na qual os países tentarão salvar a Rodada de liberalização do comércio. Com sérias dificuldades em conseguir avanços na agricultura (como o corte de subsídios, por exemplo), as negociações em bens industriais estão travadas.

Fonte:
Fernanda Cunha
Agência Indusnet Fiesp
17/10/2005