Acaba disputa entre Telecom Italia e Opportunity

09/01/2009

BrT afirma em nota que, com o acordo, está consolidada uma “solução final de todos litígios em curso entre empresas do Grupo Brasil Telecom e do grupo Telecom Italia”

EXAME A Telecom Italia anunciou a compra, por cerca de 1,1 bilhão de reais, da participação do banco Opportunity no capital da Brasil Telecom (BrT), retomando seus direitos de controle na companhia, de onde saiu em agosto de 2002. A BrT GSM, braço de telefonia celular da BrT, será incorporada pela TIM Brasil.

Com o negócio, fica aberto o caminho para que Daniel Dantas, do Opportunity, volte ao bloco de controle da Telemar, outra operadora fixa da qual é acionista. As negociações foram conduzidas pessoalmente por Dantas e representam uma reviravolta depois de sucessivas derrotas que culminaram com seu indiciamento pela Polícia Federal.

Em comunicado, a italiana afirma que a aquisição das participações do Opportunity será efetivada assim que os demais sócios do Opportunity concordarem ou no máximo em 24 meses. Os demais sócios são o Citigroup e os fundos de pensão. Um representante dos fundos de pensão afirmou na noite desta quinta-feira (28/4) que os fundos ainda não haviam sido comunicados sobre a negociação.

A BrT afirma em nota que, com o acordo, está consolidada uma “solução final de todos litígios em curso entre empresas do Grupo Brasil Telecom e do grupo Telecom Italia”. Os italianos já tinham participação acionária na operadora de telefonia fixa, mas se afastaram do grupo de controle da empresa para lançarem sua operação celular no país, a TIM Brasil. O acordo fechado com o Opportunity na época previa a volta dos italianos assim que a BrT ganhasse a licença para operar nacionalmente. A licença veio em 2003, mas a Telecom Italia foi impedida pelo grupo de Daniel Dantas de retornar ao controle acionário da operadora.

O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, confirmou que a Telecom Italia devolverá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a licença de operação da BrT GSM. Isso significa que o código da operadora mudará de 41 para 14.

Portal Exame
28/4/2005