Absolvição de Renan é destaque em jornais internacionais
09/01/2009
‘Absolveram um aliado de Lula’ foi o destaque do jornal argentino ‘La Nación’.
Nesta quarta, Renan foi absolvido das acusações de quebra de decoro parlamentar.
A notícia da absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), das acusações por quebra de decoro parlamentar repercutiu nos jornais do mundo, principalmente nos latino-americanos.
“Absolveram um aliado de Lula” foi o título dado pelo “La Nación” ao caso. Usando trechos de uma entrevista feita pela agência Associated Press (AP), o periódico argentino deu voz ao analista político Carlos Lopes.
Segundo ele, a vitória de Renan “não é boa para o governo porque mantém a confusão no Senado e pode fazer com que a oposição radicalize”.
O “Clarín” destaca: “Brasil: o presidente do Congresso evitou a cassação”. E reforça que, apesar de Renan ter se livrado das acusações de que teria usado um lobista para pagar despesas pessoais, ainda terá que enfrentar processos de outras denúncias que estão sendo analisadas pelo Conselho de Ética, como o suposto uso de “laranjas” na compra de uma rádio e um jornal em Alagoas.
“Uma apertada votação absolve o presidente do Senado brasileiro em um julgamento político por suposta corrupção” é o título da reportagem do “El Pais”. O jornal espanhol ainda destaca o fato de Renan Calheiros ter sido o “primeiro presidente do Senado submetido no Brasil a um julgamento com fins de destituição”.
Na quarta-feira (12), o presidente do Senado foi absolvido das acusações por quebra de decoro parlamentar em sessão secreta do plenário. Por 40 votos contra sua cassação, 35 a favor e seis abstenções, Renan continuará com o seu mandato.
Fonte:
G1