Abengoa Bioenergía entra no Brasil com a compra da Dedini Agro.

09/01/2009

SÃO PAULO – A Abengoa Bioenergía, filial da espanhola Abengoa, firmou um acordo para a compra de 100% do capital do grupo de empresas Dedini Agro, uma das maiores companhias no segmento brasileiro de bioetanol e açúcar, por 216 milhões de euros, o correspondente a US$ 297 milhões. A Abengoa assumirá uma dívida de 281 milhões de euros.

Com a compra, a Abengoa Bioenergía passa a ser a única companhia presente nos três grandes mercados de bioetanol do mundo – Estados Unidos, Brasil e Europa, ressaltou a companhia no documento disponível em sua página eletrônica.

Depois da integração da Dedini Agro (controlada por Adriano Ometto Participações Ltda.), a Abengoa Bioenergía espera obter expansão importante na produção nas plantas atuais no Brasil, bem como desenvolver uma nova unidade e comercializar de maneira mais efetiva em nível internacional a produção brasileira graças às redes comerciais existentes da Abengoa Bioenergía. A espanhola explicou que poderá aplicar a tecnologia que está desenvolvendo de etanol celulósico sobre o bagaço da cana-de-açúcar para aumentar a produção no médio prazo e diminuir custos de forma eficaz.

No documento, a Abengoa Bioenergía observou que é a primeira produtora européia e a quinta nos Estados Unidos e o único ator global em bioetanol, com mais de 1 bilhão de litros ao ano de capacidade instalada total. Hoje, opera três fábricas de bioetanol na Espanha, com capacidade superior a 500 milhões de litros ao ano.

Fonte:
Valor Online
Juliana Cardoso