A procura de novos mercados
09/01/2009
Hoje e amanhã duas sessões de encontros e workshop entre as empresas italianas e os delegados no exterior
São empresas de médio e pequeno porte, consórcio export, associações setoriais específicas. Algumas já possuem experiência nos mercados internacionais, mas outras, aparecem pela primeira vez em áreas econômicas estrangeiras. São 1794 os encontros programados para hoje à tarde e amanhã. Frente a frente com os delegados das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, e os empresários tendo a noção da realidade emergente do panorama econômico italiano ou de empresas que já têm sucesso na busca de novas aberturas comerciais no exterior. Foi grande também a presença de diretores de consórcios e entidades administradoras de feiras que por ocasião da Convenção aproveitarão para sondar a possibilidade de desenvolvimento nos mercados locais. A representação da realidade mantovana foi forte (cerca de 50% das adesões para encontros one-to-one e workshop) seguida da bresciana. Presenças importantes de muitas outras províncias do norte da Itália. Muito heterogêneo os setores de proveniência: vai do agrícola ao alimentar, do setor doméstico ao setor floricultor, da área metalúrgica a área de serviços, da têxtil a vinícola, só para citar as mais numerosas. Para muitas empresas e consórcios se tratará de um primeiro encontro para conhecer novas áreas com a vantagem de poder contar com as experiências e testemunhos dos delegados das Câmaras de Comércio Italianas no exterior, operadores que conhecem a fundo os países que estão representando podendo avaliar do observatório privilegiado os respectivos mercados constituídos pela Câmera Italiana no exterior, associações de empresários locais e italianos. A finalidade dos encontros é a de dar indicações sobre as oportunidades e modalidades para operar no País, mas também fornecer sugestões e pareceres sobre adequar-se ao mercado e receber o tipo de produto ou serviço que a empresa ou o consórcio desejam exportar. Além disso, os delegados poderão sugerir quais, na opinião deles, são os canais distribuidores mais adequados e mais praticáveis para o específico tipo de mercado de seu País ou ainda fornecer assistência para quem, por exemplo, desejar criar uma rede de vendas ou realizar outras formas de colaboração industrial ou financeira.
NEWS a cura della CCIAA di Mantova