5 profissões que estarão em alta no varejo italiano de grande porte nos próximos anos

04/03/2022

A Gi Group, em colaboração com a ODM Consulting, destacou quais serão as cinco profissões mais procuradas no comércio varejista italiano de grande porte entre três a cinco anos.

O Gerente da Divisão de Varejo da Gi Group Maurizio Canessa elencou alguns fatores comuns encontrados na evolução organizacional que devem interferir no quadro. Segundo ele, o mercado tende a exigir uma consciência cada vez mais ampla para processos de tomada de decisão rápidos, além de uma estrutura que permita o crescimento e o desenvolvimento da equipe interna dos varejistas.

Também são previstos impactos nas funções de RH, que devem se tornar mais centrais, intimamente ligados ao negócio e integradas aos seus principais desafios, uma vez que em muitos casos, os desafios da distribuição em grande escala tornam-se desafios relacionados às pessoas: no serviço, na qualidade, na experiência , na fidelização .

As 5 profissões mais procuradas


1- Profissionais no processamento de mercadorias e atendimento ao cliente (açougue, peixarias, padarias). Esses profissionais são difíceis de encontrar na Itália, já que existem poucos centros no país que oferecem treinamento de qualidade.

2- Profissionais na gestão do ciclo de vida de produtos private label.

3- Profissionais responsáveis pelos pontos de venda. Números cada vez mais importantes e preciosos tanto pela complexidade acrescida que a gestão da loja exige como pela rotatividade geracional progressiva. Procura-se remediar esta criticidade do recrutamento principalmente com cursos internos de formação e desenvolvimento, caso existam candidatos adequados.

4- Analistas e Cientistas de Dados em sentido amplo e figuras com habilidades digitais (marketing, social, e-commerce), profissionais não específicos do setor, portanto, sua escassez geralmente se deve à concorrência não apenas no comércio varejista de grande escala, mas também com outros setores afins.

5- Profissionais do setor sem fins lucrativos/sustentabilidade – embora em número limitado, pode ser o sinal de um possível fenômeno que se fortalecerá.

Fatores que influenciam o setor varejista de alimentos

A pesquisa da Gi Group e da ODM Consulting aponta três fatores cruciais para o mercado de varejo alimentar de grande porte na Itália para os próximos cinco anos. São eles: a sustentabilidade, a experiência do cliente ao lado da personalização da experiência e a transição digital.

Fonte: Food Community / Imagem: Unplash