27 de novembro: Workshop “A Indústria Cinematográfica entre Itália e Brasil”

22/11/2009

No dia 27 de novembro, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, em colaboração com a Pirelli e o SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo), realizará no auditório da FIESP – Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo o workshop “A Indústria Cinematográfica entre Itália e Brasil”.

 A abertura será às 9h00, com a presença do presidente da Câmara Italiana Edoardo Pollastri, do Presidente da ANCINE (Agência Brasileira do Cinema), Manoel Rangel, do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Marco Marsilli, e do Conselheiro para o Cinema do Ministério Italiano da Cultura (MiBAC – Ministero per i Beni e le Attività Culturali), Mario La Torre. 

A primeira palestra será ministrada por Cristina Priarone, diretora da Roma Lazio Film Commission   que abordará o tema o protocolo de acordo assinado em 2008 entre a Região Lazio e o Estado de São Paulo, e os objetivos e interesse da FilmCommission na criação de projetos de coprodução com o Brasil.

Em seguida, Mario La Torre, conselheiro do Cinema do MIBAC – Ministero per i Beni e le Attività Culturali e um dos criadores da Lei Italiana do Tax Credit para as indústrias cinematográficas, ministrará palestra sobre o sistema italiano e as novas normativas em matéria de Tax Credit e Tax Shelter.

Às 10h00, Pierfrancesco Fiorenza, diretor geral da Augustus Color, falará sobre os interesses e sinergias da indústria técnica na Itália.

 Já às 11h00, após cofee break, o presidente da ANCINE – Agência Nacional do Cinema Manoel Rangel conduzirá a renovação do acordo de co-produções entre Brasil e Itália; o lançamento oficial do Fundo de Desenvolvimento 2010 das Co-Produções Ítalo-Brasileiras entre ANCINE e MIBAC; e o anúncio do Programa Especial de Fomento entre a Câmara Ítalo-Brasileira e a ANCINE.

Por fim, haverá a apresentação de dois projetos que representam a sinergia cinematográfica entre o Brasil e a Itália: “A Montanha”, coprodutor Daniele Mazzocca da italiana Verdeoro e “Meu País”, Fabiano Gullane da brasileira Gullane Filmes.  O workshop será aberto ao público, que deverá fazer o credenciamento a partir das 8h30, na própria FIESP.

Imprescindível confirmar presença através do e-mail: eventos@cinemaitaliano.com.br.


Confira a programação completa abaixo:  

Programação Workshop “A Indústria Cinematográfica entre Itália e Brasil”

27 de novembro 08h30 Cadastramento dos Participantes

 09h00 Abertura  Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.         Boas-vindas e Apresentação dos palestrantes.
Palestrante: Edoardo Pollastri, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo. 

09h20 O Distrito Audiovisual no Lazio e a Função da Região (FilmCommision, Filas, Fundação Rossellini, etc).

O protocolo de acordo assinado em 2008 entre a Região Lazio e o Estado de São Paulo.Os serviços da FilmCommission.

Objetivos e missões para o futuro.
Palestrante: Cristina Priarone, Diretora da RomaLazioFilCommission.

 09h40 O Cinema Italiano – Ferramentas de Produção e Financiamento.         O sistema italiano; as novas normativas em matéria de Tx Credit e Tax Shelter.
Palestrante: Mario La Torre, representante do MIBAC (Misterio per i Beni e Le Arrività Culturali). 

10h00 A Indústria Técnica na Itália.A História de um grupo; serviços, missões e objetivos estratégicos – da técnica á produção de conteúdos. Interesses e sinergias com o Brasil e a América Latina.
Palestrante PierFrancesco Fiorenza, Diretor geral da Augustus Color. 

10h30 Coffee Break

 11h00 – Anúncio oficial e apresentação do Fundo para o Desenvolvimento das co-produções Ítalo-Brasileiras         Apresentação e leitura do Fundo de Desenvolvimento.         Assinatura do Acordo de Desenvolvimento ANCINE-MIBAC         Palestrante: Manoel Tangel – Mario La Torre 

11h20 – Projetos de co-produção entre Brasil e Itália         Apresentação de “La Montagna” e “Meu País”Palestrante: Daniele Mazzocca (co-produtor de La Montagna) – Matias Mariani (co-produtor de La Montagna) – Caio Gullane (co-produtor de Meu País) 11h40 – Encerramento