Seminário ‘A Tecnologia Italiana para a Indústria do vidro’
15/11/2007
dia 22 de outubro – às 11:00h – Seminário “A Tecnologia Italiana para a Indústria do Vidro”, no auditório da Câmara Ítalo-Brasileira, aberto a empresários e profissionais do setor
No próximo 22 de outubro, o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo, reunirá na capital paulistana, empresários e profissionais do setor para o Seminário “A Tecnologia Italiana para a Indústria do Vidro”, apresentando esse importante segmento da economia italiana.
O evento visa ressaltar que a Itália detém excelência não somente em vidros decorativos, mas também em vidros técnicos e alta tecnologia na indústria vidreira – tanto para vidro oco (embalagens, louça de mesa, elementos de iluminação e vidros técnicos), como para o vidro plano (sobretudo na construção civil, na indústria moveleira e automobilística), considerada padrão de referência mundial.
Esta é mais uma das iniciativas que se insere no leque de ações do Projeto Especial “Made in Italy” e que será realizado por ocasião da inauguração da mostra “Um Mar de Vidros – Murano 1915 – 2000”, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura, inaugurada no dia 20, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Tradição e alta tecnologia
A indústria vidreira italiana tem tradições seculares que remontam às oficinas artesanais da Roma Imperial e da República de Veneza e atualmente exporta sua avançada tecnologia para o mundo todo. Em 2006, o setor de máquinas e equipamentos para vidro faturou R$ 3,2 bilhões, dos quais cerca de 72% seguem para exigentes mercados estrangeiros, sobretudo na Europa (60%) e na Ásia (19%). É relevante o segmento italiano de tecnologia para vidro oco, que em poucas décadas colaborou intensamente para que a indústria européia deixasse de ser artesanal para se tornar verdadeira indústria, com sofisticados sistemas automatizados de produção e controle de qualidade.
Com uma quota de 2,08% das exportações italianas do setor, o Brasil representa o 15º maior mercado estrangeiro para os italianos, mas tende a subir rapidamente na classificação geral, principalmente por conta do forte crescimento do setor da construção civil e automobilístico, que demandam intensos investimentos em máquinas e equipamentos.
Já para o Brasil, a Itália representa o principal fornecedor, com uma quota de 30% do total de suas importações de máquinas e equipamentos, que somaram em 2006, cerca de R$50 milhões.
Alemanha e Estados Unidos são os outros dois principais países fornecedores do Brasil, com quotas sobre as importações do setor de respectivamente 19% e 15%.
Seminário – “Tecnologia Italiana para a Indústria do Vidro”
O Seminário “A Tecnologia Italiana para a Indústria do Vidro”, ilustrará a situação atual da indústria italiana do setor e os resultados de sua mais importante feira, a Vitrium uma das principais vitrines mundiais em termos de tecnologia para a indústria do vidro plano e oco, que aconteceu no início deste mês, na cidade de Milão. Com 30 mil m2 de área de exposição e 450 expositores (35% dos quais provenientes de 25 países) e mais de 20.000 visitantes de 95 países.
Na programação, dois “casos de sucesso” de empresas italianas estabelecidas no Brasil, fabricantes de vidros e de equipamentos para beneficiamento. Também serão fornecidas informações sobre a próxima Glass South América 2008 (8 a 10 de maio), em São Paulo, principal evento sul-americano dedicado à indústria vidreira e que tem nos italianos cerca de 10% de seus expositores, boa parte dos quais com o patrocínio do Pavilhão Oficial Italiano, coordenado pelo ICE e pela GIMAV (Associação Italiana dos Fabricantes de Equipamentos para Processamento de Vidro).
Seminário “ Tecnologia Italiana para a Indústria do Vidro”
Entrada franca
Data: 22 de outubro
Horário: das 11:00h às 13:00h
Local: auditório da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria
Endereço: Av. Paulista, 2073– Horsa II – 24º andar -SP
Inscrições: (11) 3179-0156 – Erica
Público: empresários e profissionais do setor
Programação
● Abertura – Francesco Paternò (Secretário Geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo), Giovanni Sacchi (diretor do ICE no Brasil) e Luigina Peddi (Diretora do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo) que falará da Mostra “Um Mar de Vidros – Murano 1915 – 2000”.
● A tecnologia italiana para a indústria vidreira – com Ronaldo Padovani, Senior Trade Analyst, do ICE: dimensão da indústria italiana de máquinas para vidro, importância do setor para a economia italiana, importância do Brasil para esse setor da economia italiana etc., e as novidades da Feira Vitrum, recém terminada, em Milão, principal encontro italiano do setor.
● GLASS 2008 – João Paulo Picolo, diretor da Nielsen abordará este próximo grande evento do setor no Brasil, onde será possível encontrar os mais representativos empresários italianos do setor de máquinas e equipamentos para vidro;
● Case de Sucesso – Cefla , fabricante de máquinas para vidro estabelecido aqui no Brasil dará seu testemunho de progresso.
● Case de Sucesso – Omnidecor (Chapas de vidro) e Vetroarredo (Blocos de vidro) fabricantes de vidros (decorativos e técnicos), ambos usuários de tecnologia italiana;
● Brunch de encerramento
Informação à Imprensa
Regina Di Marco (MTB 11.594)
Assessoria de Imprensa
ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior)
(11 6950-4820 9972-9683)
rdimarco@uol.com.br