Ricardo Tripoli propõe simplificação de documentos entre Brasil e Itália
04/08/2010
Deputado apresentou Indicação ao Plenário da Câmara
Brasília (03 de agosto) – Membro da Comissão Parlamentar de Colaboração Brasil – Itália, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), apresentou nesta terça-feira Indicação ao Poder Executivo sugerindo ao Ministério das Relações Exteriores que negocie e assine com a República Italiana acordo internacional sobre simplificação de legalizações em documentos públicos.
MENOR BUROCRACIA
No documento apresentado ao Plenário da Câmara, o parlamentar paulista explica que a iniciativa foi acolhida por unanimidade pelos membros da Comissão Parlamentar e incluída no documento final, firmado após a primeira reunião do Colegiado, ocorrida em maio deste ano na Câmara dos Deputados.
Segundo Tripoli, a medida irá facilitar o processo de legalização de documentos públicos para que eles passem a ser reconhecidos e aceitos sem a necessidade de qualquer intervenção consular.
ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO
“O acordo vai reduzir o tempo e os custos referentes à legalização de documentos, o que beneficiará os italianos que vivem no Brasil e os brasileiros residentes na Itália. A redução dos custos burocráticos servirá de estímulo, por exemplo, para empresas brasileiras que pretendam realizar negócios com a Itália e vice-versa, e também para o desenvolvimento de programas de integração em educação e cultura”, detalhou.
A Comissão Parlamentar de Colaboração Brasil – Itália foi constituída com o objetivo estreitar os laços de amizade e de cooperação por meio da troca de experiências entre os parlamentares de ambos os países.