?Conheça a Itália sem sair de São Paulo?

31/01/2005

Câmara Ítalo-Brasileira comemora os 450 anos de São Paulo


A entidade oferece à população passeios turísticos que destacarão a presença italiana nas artes, na arquitetura e na gastronomia de São Paulo.

Para participar das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo, a Câmara Ítalo-Brasileira começa a colocar em prática, a partir de junho, o projeto ?Conheça a Itália sem Sair de São Paulo?.

Criado com o objetivo de destacar a presença italiana no desenvolvimento sócio-cultural e econômico da capital paulista, o projeto divulgará ? por meio de roteiros turísticos ? a cultura, a arte e as tradições de um povo que ajudou a formar a ?identidade? de São Paulo.

Para tanto, a Câmara oferecerá à população um serviço de passeios turísticos, com seis roteiros diferentes, que serão feitos sempre aos domingos, de maio a dezembro, num total de 32 passeios.

Um ônibus especial, com 40 lugares, circulará pela cidade de São Paulo de acordo com os itinerários pré-estabelecidos, e será acompanhado por uma guia ? uma historiadora da USP ?, que dará detalhes dos lugares e monumentos visitados.

Cada passeio durará das 9h00 às 17h00 e terá um custo de R$ 20,00* por pessoa, incluindo almoço em um restaurante típico italiano e ingresso nos museus.
* bebidas a parte

Os roteiros cobrem a imensa variedade de obras de arte, edifícios e monumentos criados por artistas italianos ao longo dos 450 anos de São Paulo. Entre eles, o Edifício Itália ? símbolo da imigração italiana em São Paulo ?, o MASP ? Museu de Arte de São Paulo, com arquitetura de Lina Bo Bardi e diversas obras de artistas italianos no acervo; o Museu de Arte Sacra, que abriga o Presépio Napolitano, doado pelo empresário Ciccillo Matarazzo; o Edifício Martinelli, projetado por Giuseppe Martinelli; o Obelisco do Parque Ibirapuera, obra do escultor Galileo Emendabili;, o Monumento ?Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo?, criado por Amadeo Zani para destacar o local onde a cidade começou, no Pátio do Colégio; e o Museu do Bixiga, que expõe objetos e móveis doados por antigos moradores do bairro.

Também farão parte dos roteiros as festas religiosas que mantém viva a cultura da colônia italiana em São Paulo, como a de Nossa Senhora da Achiropita (no Bixiga, em agosto), a de Nossa Senhora de Casaluce (no Brás, em setembro) e de San Gennaro (na Moóca, em julho).

Como participar:

Roteiros destacam a arte, a cultura e as tradições italianas

O projeto ?Conheça a Itália sem Sair de São Paulo? será realizado sempre aos domingos durante todo o ano de 2004, com início em maio. Os passeios durarão das 9h00 às 17h00, com intervalo de uma hora para almoço, que será feito em um restaurante típico italiano. O custo por pessoa é de R$ 20,00 incluindo o almoço e o ingresso aos museus.

Inscrições:

Os roteiros ? assim como os horários e local de saída ?, serão divulgados na imprensa, em agências de turismo, escolas, universidades, associações e entidades públicas. As inscrições para o passeio poderão ser feitas pelo telefone (11) 3179-0726 (das 9h00 às 17h30) ou
pelo e-mail:450anos@italcam.com.br

Pagamento:

O pagamento deverá ser feito com antecedência na Câmara ? Av. Paulista, 2073 ? Horsa II ? 24º andar ? Conjunto Nacional, de 2ª a 5ª, das 9h00 às 17h30 e 6ª das 9h00 às 14h00, ou através de depósito bancário:

Banco Nossa Caixa
Agência: 0847-8
c/c 04.001.928-9

O comprovante de depósito deverá ser enviado via fax: (11) 3179.0131.

CLIQUE AQUI E ESCOLHA SEU ROTEIRO