Câmara dos Deputados
30/04/2005
A presente publicação, feita pela Câmara dos deputados, contém um ágil conjunto de normas com relação ao exercício do direito ao voto para os italianos no exterior.
Trata-se de um significativo sinal de atenção nas comparações do universo dos nossos cidadãos residentes fora das fronteiras nacionais, a favor dos quais a Câmara pretende desenvolver uma atividade de serviço que permita a eles se sentirem mais próximos da pátria-mãe.
O novo sistema de voto, já experimentado na ocasião das eleições de junho de 2003, se compõe de um complexo conjunto de normas legislativas e regulamentares que poderá explicar toda a sua eficácia inovadora quanto mais for conhecido, em primeiro lugar, pelos destinatários diretos. O seu mais amplo envolvimento permitirá, de fato, aumentar de acordo com o objetivo do legislador, o nível de democracia e de representação da instituição parlamentar.
A coleta se insere no quadro da intensa atividade que ? através da utilização dos tradicionais instrumentos como as cédulas eleitorais e dos mais modernos instrumentos da tecnologia informática ? a Câmara está perseguindo com o objetivo de facilitar o conhecimento do complexo corpo legislativo que regulamenta a vida do nosso País, com uma atenção particular à disciplina da atividade política.
Esta disciplina é publicada em edição impressa e, contemporaneamente, no site da Câmara (www.camera.it), no qual estarão disponíveis as atualizações em tempo real e serão inseridas todas as informações úteis para os italianos no exterior, afim de realizar um forte ponto de contato entre a instituição parlamentar e os nossos cidadãos residentes em outros Países.
É uma maneira nova para tornar mais intensa a participação na vida política italiana dos nossos cidadãos no exterior. Mas, é também uma maneira nova de definir o conceito de democracia, em um mundo que enxerga cada vez mais discretamente as fronteiras geográficas e as distâncias físicas.
Para baixar o “Manual para voto do italiano no exterior” clique aqui