Itália–Brasil para o cinema
31/08/2007
Itália e Brasil sempre mais próximos. No âmbito do projeto “Cinema contemporâneo ítalo-brasileiro” promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, foi assinado em 14 de junho o acordo entre a Câmara de São Paulo e a Embaixada do Brasil na Itália para a colaboração entre as duas instituições visando a realização do projeto, que prevê o incremento das relações comerciais, tecnológicas e culturais do setor cinematográfico entre os dois países.
O acordo foi firmado na prestigiosa sede da Embaixada Brasileira em Roma pelo Embaixador Adhemar Gabriel Bahadian e pelo Senador Edoardo Pollastri, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira e da Assocamerestero, e tem como objetivos principais a promoção do cinema e da indústria cinematográfica brasileira na Itália e italiana no Brasil, além do suporte de outros eventos culturais nos dois países, e terá a duração de três anos.
“Aprecio muito o Embaixador Bahadian – declarou o Senador Pollastri – que além de ser um homem muito ativo politicamente é também um intermediador de negócios no mundo. Considero estes aspectos fundamentais para manter unidos as ótimas relações entre a Itália e o Brasil. É também graças a ele, que no último período, as relações entre os dois países tornaram-se sempre mais freqüentes, com a visita do Presidente do Conselho Romano Prodi, do Vice Ministro das Relações Exteriores Franco Danieli e do Subsecretário das Relações Exteriores Donato Di Santo.
Com este acordo demonstramos mais uma vez, que através da colaboração entre a Itália e o Brasil pode-se difundir a cultura e reforçar as relações comerciais entre os dois países”.
“O cinema italiano – afirmou o Embaixador Bahadian – sempre foi um ponto de referência para o nosso país. Nos últimos anos a presença cinematográfica italiana foi se enfraquecendo um pouco, e é com este projeto que queremos difundir e promover a indústria cinematográfica italiana no Brasil”.