Formação Italianos Residentes no Exterior

31/07/2007

INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ITALIANOS
RESIDENTES EM PAÍSES NÃO PERTENCENTES Á UNIÃO EUROPÉIA

“Especialista em Desenvolvimento Sustentável”

25 bolsas de estudo no valor de 3.500,00 cada, para um curso de especialização

Sede do curso: São Paulo (Brasil) – Sede dos estágios: no Brasil e na Itália

Estadia e viagem para Itália gratuitas a cargo da organização

PRAZO PARA ENTREGA DO REQUERIMENTO: 14 de MAIO de 2007, ATÉ AS 12HS.

Finalidade: Formação de Especialista em Desenvolvimento Sustentável, ou seja, de um profissional graduado que saiba agregar conhecimento técnico e capacidades administrativas na resolução de problemas complexos relacionados à gestão, tutela, valorização e conservação do ambiente.

Atividades: O curso tem duração de 1.240 (mil e duzentas e quarenta) horas, distribuídas entre atividades realizadas em aulas em São Paulo(Brasil), e formação na modalidade a distância (FAD), stage-project work no Brasil, e estágio na Itália. As aulas serão de segunda a sábado, 9 horas por dia. O curso iniciará no dia 4 de junho de 2007 e terminará no dia 15 de novembro de 2007, conforme o seguinte calendário: de 4 a 16 de junho, as aulas serão em São Paulo sobre “Team Building” e “Introduzione allo Sviluppo Sostenibile”; de 18 a 23 de junho na modalidade FAD sobre “Sviluppo Sostenibile”; de 25 a 30 de junho na modalidade FAD sobre “Pianificazione Strategica”; de 2 a 7 de julho na modalidade FAD sobre “Valutazione Ambientale Integrata”; de 9 a 25 de julho, aula em São Paulo (Brasil): “Follow up”, “Pianificazione Strategica”, “Laboratório avvivo stage-project work”; de 26 de julho a 11 de agosto: “Stage-project work”; de 13 a 18 de agosto, aulas em São Paulo (Brasil): “Councelling”; de 20 de agosto a 1 de setembro: “Stage-project work”; de 3 a 8 de setembro, na modalidade FAD, “Acquisti verdi”; de 10 a15 de setembro, na modalidade FAD, “Il reporting ambientale”; de 17 a 22 de setembro aulas em São Paulo (Brasil): “Follow up”; de 24 a 29 de setembro, na modalidade FAD, “La comunicazione ambientale”; de 1 a 6 de outubro, na modalidade FAD, “La contabilità ambientale”; de 8 a 12 de outubro aulas em São Paulo (Brasil): “Follow up e preparazione stage in Italia”; de 15 de outubro a 15 de novembro: “Stage in Itália e conclusione del corso”.

Língua oficial: a língua oficial das atividades e da iniciativa é o italiano, cujo conhecimento se configura como pré-requisito para participação do concurso e das atividades previstas.

Beneficiários das bolsas: mulheres e homens graduados, na Itália ou no Brasil, residentes ou hospedados na circunscrição consular de São Paulo. 50% das vagas são reservadas às mulheres. Poderão participar do curso 30 (trinta) pessoas graduadas, mas somente 25 (vinte e cinco) receberão bolsa de estudo, sendo que os 5 (cinco) restantes serão admitidos como ouvintes e poderão usufruir da bolsa de estudo somente em caso de renúncia dos contemplados e unicamente da parte residual não usufruída pelo bolsista que originalmente tinha direito. A bolsa de estudo será dada ao candidato ou à candidata que, na respectiva classificação, tiver maior pontuação.

Freqüência: A freqüência é obrigatória em todas as atividades previstas. Será permitido um número total de ausências equivalente no máximo a 20% do total de horas de atividade. Superado esse número, o candidato bolsista perderá automaticamente a bolsa de estudo, e poderá ser substituído por um dos eventuais ouvintes ou, na ausência, por outro candidato idôneo na respectiva categoria (homens e mulheres). Neste último caso, a substituição só será possível se as atividades previstas ainda não tiverem superado 20% do total.

Bolsa de estudo e estágio na Itália: Cada uma das 25 bolsas de estudo equivale a 3.500 (três mil e quinhentos) euros, além de eventuais impostos ou taxas. As bolsas de estudo serão concedidas em parcelas pré-fixadas proporcionalmente a efetiva participação das atividades. Seja com relação ao total das bolsas de estudo, seja por qualquer outra relação de despesa, o câmbio entre Euro e Real brasileiro é fixado em 2.89657. As despesas de viagem, alimentação e alojamento para o estágio na Itália são gratuitos e a cargo da organização para os titulares das bolsas de estudo. Os ouvintes deverão custear suas próprias despesas.

Admissão: A seleção dos participantes ocorrerá em duas fases: 1) análise do currículo e dos títulos de estudo; e 2) colóquio de avaliação no intuito de verificar o atendimento aos pré-requisitos, as motivações para participar, e o comportamento no trabalho em grupo. Para o colóquio de avaliação serão admitidos os 100 melhores candidatos, 50 (cinqüenta) em cada uma das respectivas categorias (mulheres e homens). Os colóquios serão de 21 a 25 de maio de 2007. A sede e o calendário serão publicados no site da FormAmbiente (www.formambiente.org) no dia 18 de maio de 2007.

O não comparecimento ao colóquio no dia e horário previsto significará a automática exclusão do candidato da avaliação. O juízo da comissão sobre cada candidato admitido ao colóquio será expresso através de uma pontuação cujo valor máximo será equivalente a 30 (trinta).

O resultado final para concessão das bolsas de estudo e para admissão como ouvinte resultará da soma da nota da comissão (70%) e da nota atribuída ao candidato no colóquio (30%).

Títulos consideráveis para a pré-seleção: graduação e pós-graduação de duração igual ou superior a um ano (incluso especialização ou master, doutorado, etc); A área da pós-graduação relacionada com as matérias objetos das atividades; Publicações e trabalhos relativos às matérias objetos das atividades. Em relação à contagem de pontos para classificação: serão atribuídos até 30 pontos para graduação (os candidatos graduados no Brasil poderão optar pela avaliação de sua média ponderada final ou de seu trabalho de conclusão de curso, o chamado TCC), até 40 pontos para pós-graduação: 10 pontos para cada ano do curso de pós-graduação certificados (a graduação ou eventuais títulos de estudo com duração superior a três anos também serão considerados como pós-graduação); até 10 pontos para cursos de pós-graduação relacionados aos temas das atividades; até 10 pontos para pós-graduação pertencente aos temas das atividades; até 10 pontos para publicações (serão consideradas no máximo duas publicações) e trabalhos relacionados às matérias objetos das atividades.

Modalidade de participação: a inscrição para seleção deverá ser feita através do preenchimento de uma ficha on line que estará disponível no site (www.formambiente.org), e que deverá ser entregue impreterivelmente até o dia 14 de maio de 2007 às 12 hs ( horário de Roma). Outras formas de inscrição não serão aceitas.

Pré-condição para participação: Cada candidato deverá possuir um PC Windows compatível, um endereço e correio eletrônico (e-mail) próprio, possibilidade de acesso, a próprio custo, a Internet por banda-larga durante a realização das atividades do curso. Isto, em razão da difusão do curso na modalidade a distância será necessário a presença de: a) um monitoramento on line das atividades realizadas e do conhecimento adquirido; b) Teletutoring ativo durante a realização de todas atividades.

Comunicação: O resultado de admissão aos colóquios, a publicação da classificação do candidato e toda as informações oficiais relativas ao concurso e às atividades serão divulgadas somente no site (www.formambiente.org); nenhuma informação complementar ou convocação será diretamente fornecida ao candidato.

Noticias oficiais: Todos os candidatos classificados na seleção só terão direito à bolsa caso atendam os requisitos já declarados durante o ato de inscrição. A FormAmbiente não assume responsabilidades pela não realização das atividades do curso por causas fora de sua competência.

Fórum Competente: Em caso de divergências, o Fórum competente é o de Nápoles.