Confira os Restaurantes que recebram certificação Ospitalità Italiana em 2012

12/12/2012

Visando preservar e promover a imagem da verdadeira e tradicional gastronomia italiana e seus produtos, a União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere), o Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart) e a ITALCAM – Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura em colaboração com o Sebrae São Paulo entregaram no dia 09 de dezembro, às 19h, na Casa das Caldeiras, o selo “Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo”- 2ª edição.

O certificado de qualidade foi criado em 1997, na Itália, para classificar os restaurantes do próprio país. Em 2010, passou a ser distribuído em todo o mundo e São Paulo foi a primeira cidade fora do território italiano a recebê-lo.

O objetivo do selo é avaliar a hospitalidade e a tradição italianas, por isso os requisitos para participar englobam desde a presença de, ao menos, um funcionário fluente em italiano até a proposta gastronômica, que deve conter pratos e vinhos da tradição do país e serem elaborados com produtos comprovadamente de origem italiana.

Nesta edição, foram visitados mais de 100 restaurantes que solicitaram a certificação. Destes, 61 foram condecorados, sendo 27 renovações e 34 novos estabelecimentos que receberam o selo.

O Comitê de coordenação é presidido pela Unioncamere e composto por representantes dos Ministérios Italianos do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, das Relações Internacionais, dos Bens e Atividades Culturais, Associações e Entidades do setor agroalimentar. É o órgão que gerencia a iniciativa, define e atualiza as 10 regras da boa hospitalidade italiana.

O julgamento foi realizado pelo comitê de avaliação composto por autoridades e representantes das principais instituições e organizações do setor agroalimentar na Itália.

O selo de qualidade “Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no Mundo” está em sua segunda edição e vale para a certificação do ano de 2012. O projeto é uma realização da ITALCAM e do Sebrae-SP, e este ano contou com o apoio das empresas Barilla, Ilycaffè e La Pastina.

A certificação “Ospitalità Italiana Restaurantes Italianos no Mundo” reúne hoje 65 Câmaras de Comércio Italianas Internacionais e presentes em 44 países e já certificaram mais de 720 restaurantes italianos no exterior (www.10q.it) e possuem mais de 1.300 candidatos em busca da certificação em todo mundo.

Confira os 10 requisitos avaliados pelo júri:

1. Identidade e distinção: O ambiente deve conter um ou mais elementos de identidade italiana. Desenvolvimento de ações de promoção da cultura e/ou produtos italianos.
2. Hospitalidade: No restaurante deve haver ao menos uma pessoa que saiba se relacionar com o público em língua italiana.
3. Mise en place: Utensílios adequados para a composição da mesa.
4. Cozinha: A cozinha deve estar adequada à proposta gastronômica com equipamentos e funcionários.
5. Menu na língua pátria: O menu deve ser escrito também em italiano e subdivido por categorias de pratos: Antipasti, Primi, Secondi, Contorni, Dessert.
6. Proposta gastronômica: O menu deve conter pelo menos 50% dos pratos e receitas da tradição italiana. Os ingredientes principais como massa e extravirgem devem ser italianos. Outros produtos como conservas vegetais, presunto, queijos etc. utilizados no restaurante serão fotografados e as imagens enviadas para a Itália, onde um comitê de críticos e enólogos avalia se está tudo de acordo com a proposta gastronômica.
7. Carta de Vinhos: Ao menos 30% da carta de vinhos devem ter origem comprovadamente italiana. Pelos 5 vinhos devem ser DOC/IGT. Na carta devem constar vinhos tintos, brancos e espumantes. Licores e destilados são solicitados, mas não é requisito essencial.
8. Azeite extravirgem: Deve ser comprovadamente italiano DOP. O azeite extravirgem italiano deve ser utilizado na cozinha e disponível aos clientes.
9. Experiência e competência do Chef: Deve ter certificado de gastronomia ou pelo menos seis meses de experiência em restaurantes típicos na Itália ou três anos de experiência em cozinha italiana no exterior.
10. Produtos DOP e IGP : A proposta gastronômica deve utilizar produtos DOC e IGT italianos utilizados na preparação dos pratos ou servidos.

Confira os restaurantes certificados nesta edição:

Certificados ano 2012

ARANCINI – São Paulo

BUTTINA – São Paulo

CANTINA BELLA ITALIA – Bragança Paulista / SP

CANTINA GIOVANNI – Guarulhos / SP

CANTINA LO SPAGHETTO – São Paulo

CANTINA ROMA – São Paulo

CANTINA ROPERTO – São Paulo

CANTO DEL GUSTO – Bragança Paulista / SP

CEDRO RESTAURANTE – São Paulo

DA GIOVANNI RESTAURANTE – Goiás / GO

DUE CUOCHI – SHOPPING CIDADE JARDIM – São Paulo

FAMIGLIA MANZOLI – Ilha Bela / SP

FASANO – São Paulo

FIGURATI – São Paulo

GERO– São Paulo

GIRARROSTO – São Paulo

ITALY – São Paulo

LA CAMPAGNA RESTAURANTE – Campinas / SP

LA MADONNINA – São Paulo

LA PASTA GALLERIA – Recife /PE

LA PASTA GIALLA – São Paulo

LION SPAZIO GASTRONOMICO – Santos/SP

MAREMONTI – São Paulo

MELLO & MELLÃO – São Paulo

NICO PASTA E BASTA – São Paulo

NONNO RUGGERO – São Paulo

PIZZERIA SPERANZA – São Paulo

RAVIOLI CUCINA – São Paulo

SERAFINA – São Paulo

TRATTORIA PICCHI – São Paulo

TOSCANO CAFFÈ – São Paulo

TRE BICCHIERI – São Paulo

VINARIUM – São Paulo

ZENA CAFFÈ – ITAIM – São Paulo

 

Renovação 2012

 

CANTINA C. QUE SABE – São Paulo

CIRCOLO ITALIANO  – São Paulo

COSÌ  – São Paulo

DONA CARMELLA  – São Paulo

DUE CUOCHI – São Paulo

EMPORIO RAVIOLI  – São Paulo

FRICCÒ  – São Paulo

IL FORNAIO D´ITALIA  – São Paulo

IL SOGNO DI ANARELLO  – São Paulo

LA PERGOLETTA  – São Paulo

LA PIADINA – São Paulo

LA TAMBOUILLE  – São Paulo

OLEA MOZZARELLA  – São Paulo

OSTERIA DEL PETIROSSO  – São Paulo

PASQUALE  – São Paulo

PECORINO  – São Paulo

PISELLI  – São Paulo

RISTORANTE LAURA E FRANCESCO  – Valinhos /SP

ROSMARINO  – São Paulo

SPADACCINO  – São Paulo

TAORMINA   – São Paulo

TATINI  – São Paulo

TERRAÇO ITALIA  – São Paulo

TOMATTO  – São Paulo

VICOLO NOSTRO  – São Paulo

VINHERIA PERCUSSI  – São Paulo

ZENA CAFFÈ  – São Paulo