O Renascimento italiano desembarca no Brasil com uma mostra dos Mestres do século XIV

19/07/2013

Título: “Os mestres do Renascimento. Obras de arte italiana”
Quando: de 13 de julho a 23 de setembro de 2013
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo 
Próxima etapa: Brasília de 12 de outubro de 2013 a 5 de janeiro de 2014
 
Uma viagem no tempo à descoberta dos artistas do Renascimento e de suas obras de arte, mas também um convite a conhecer a Itália e o seu imenso patrimônio cultural, na ótica de um desenvolvimento das relações entre os dois países: estes são os objetivos de uma grande mostra monográfica sobre Mestres da arte italiana que, de 13 de julho a 23 de setembro, estará exposta no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, para depois ser destinada a Brasília de 12 de outubro de 2013 a 5 de janeiro de 2014.
 
Ao público brasileiro e internacional será oferecida a possibilidade de admirar a extraordinária riqueza da arte italiana no momento do seu máximo esplendor, através das 57 obras de arte provenientes das maiores coleções públicas e privadas, de 50 dentre os maiores mestres do Renascimento.
 
O sugestivo percurso expositivo si articula em 6 seções que representam as mais afinadas e importantes cortes italianas do Renascimento: Florença, Roma, Urbino, Ferrara, Milão e Veneza.
 
Cada um destes centros desenvolveu, de fato, uma própria cultura artística com linguagens diversificadas e, sobretudo, com uma concentração única de grandes Mestres, como Rafael, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tiziano, ícones absolutos da história da arte.
 
Além das figuras dos artistas e as principais características dos diversos centros renascentistas, a exposição busca levar a conhecimento do público a evolução que, durante mais de um século de historia, na virada do século XV, contribuiu para dar vida às maiores produções artísticas da historia da arte de todos os tempos.
 
Para ter mais informações quanto às seções da mostra é possível acessar o link: As seis seções da mostra  (em italiano).
Acesse também o site do Centro Cultural Banco do Brasil: clique aqui