COOPERAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA BRASIL E ITÁLIA

29/11/2013

Fruto do Seminário Ítalo-Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em 2012, na cidade de São Carlos/SP, com envolvimento da Agência USP de Inovação, Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CEPOF, Instituto Nacional de Óptica e Fotônica – INOF, Instituto de Física de São Carlos – IFSC, Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos – CMDMC e Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAM foi lançado o livro “Cooperação Tecnológica entre Brasil e Itália”, sob a coordenação dos Prof. Drs. Vanderlei S. Bagnato, Elson Longo e Wilma R. Barrionuevo.
O livro, baseado no evento que contou também com a importante contribuição do Delegado da ITALCAM para a cidade de São Carlos, Prof. Dr. Kleber Jorge Savio Chicrala, foi organizado pontuando as seguintes temáticas:
Contribuições da Univercidade de São Paulo para a Inovação Nacional
Relações Comerciais entre Empresas Brasileiras e Italianas
São Carlos, Capital Nacional da Tecnologia: a Cidade que Inova
Inovações Tecnológicas Produzidas pelo LIEC/CMDMC
Inovações Científicas e Tecnológicas do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica – INOF
Inovação no Agronegócio
Redesenhando a Inovação: a Necessidade de Inovar no Design
Inovações nas Estações de Tratamento de Esgoto no Brasil
Inovação e Sustentabilidade por Meio de Painéis de Partículas de Madeira e de Outros Materiais Lignocelulósicos
Pesquisas e Inovações no Contexto do INCTSEC
Aspectos de Tipificação da Aguardente de Cana de Açúcar
O Paradigma de Inovação Aberta e as Oportunidades de Cooperação Internaxional.
Segundo as próprias palavras dos coordenadores do livro, constante em seu prefácio: ” Este livro contém a transcrição de um desses eventos onde procuramos criar elementos de aproximação entre a USP e as instituições italianas que tenham pontos em comum, com os mesmos desejos de Inovar.O evento constituiu-se de palestras que procuraram identificar as áreas de interesse comum, as quais poderão alavancar a competitividade dos produtos brasileiros através da Inovação em ambos os países”