A ITALCAM anuncia a aquisição da Feira FIMAI pelas italianas Rimini Fiera e Gruppo Tecniche Nuove

19/11/2014

É com grande orgulho que a ITALCAM anuncia a aquisição da parte majoritária da Feira FIMAI pelas italianas Rimini Fiera e Gruppo Tecniche Nuove, parte de um processo do qual a Câmara colaborou para a concretização desta joint venture, que dará origem em 2015 à Feira Fimai Ecomondo Brasil.
 
Desde 2010 a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAM vem trabalhando ativamente na Área de Meio Ambiente, por meio de seu Desk Green Economy, criado pela diretoria da ITALCAM, com o objetivo estratégico de incrementar a troca comercial, incentivar a aplicação do gerenciamento de recursos, o uso e a criação de tecnologias verdes no Brasil e na Itália. Escolhida pela Câmara, em 2009, como uma das principais linhas programáticas e operativas, devido ao seu potencial no Brasil e, em geral, na Itália.
 
Nestes anos tem promovido diversas atividades junto de empresas atuantes nos segmentos da construção civil e arquitetura sustentável; energias alternativas e renováveis; reciclagem de resíduos urbanos, hospitalares, industriais, eletroeletrônicos; transporte e agricultura sustentável, entre os inúmeros campos de atuação em prol do meio ambiente.
 
Com grande esforço, mas acreditando no sucesso destas ações, a Câmara tem participado das Feiras Ecomondo (Rimini – Italia) e Fimai (São Paulo – Brasil), durante as quais organizou a participação de empresas e instituições na busca do intercâmbio institucional, comercial e tecnológico entre os dois países, programou seminários,  encontros de negócios, visitas técnicas que foram as bases deste acordo recém formado.
 
Lorenzo Cagnoni, Presidente de Rimini Fiera comenta: “Exportamos Ecomondo na América Latina para sustentar e acompanhar as empresas em direção a um mercado estratégico. Trabalhamos muito para tecer relações internacionais que oferecessem, a partir da manifestação em curso desde hoje em Rimini Fiera, oportunidade de novo negócio a nível mundial; agora a um passo posterior, que nos garante de estar presentes também fisicamente em mercados decisivos. Penso seja uma grande oportunidade para as empresas, particularmente as médias, que juntas à Rimini Fiera, graças ao novo instrumento, possam garantir uma vitrini de grande visibilidade”.
 
O Diretor Presidente do Grupo Tecniche Nuove, Ivo Nardella, declara que seu grupo consolida, por meio desta joint venture, realizada com a consorciada Senaf, a sua presença no mercado brasileiro, onde já fornece serviços, informação e formação às empresas italianas e internacionais que olham com interesse para este mercado.
 
Por parte da ITALCAM, seu Secretário Geral Francesco Paternò declara sobre a certeza de que esta iniciativa trará ótimos resultados às empresas e ao Brasil, que possui a meta de cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos imposta pela Lei 12.305/10: “Os conhecimentos, as tecnologias e as expertises que serão trazidas ao Brasil serão plurais. A experiência que tivemos de participação na Feira Ecomondo, em Rimini, trás à vista de todos o quê é a Green Economy e o seu potencial de retorno especialmente para o meio ambiente”.