3ª Semana da Cozinha Regional Italiana: Viagem através dos sabores e saberes da Itália

13/10/2014

São Paulo, 18 ~ 25 Outubro 2014

O projeto da “3ª Semana da Cozinha Regional Italiana” nasce no esforço conjunto do ICE-Agenzia, envolve ainda a Embaixada da Itália, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o ENIT (Agência Nacional do Turismo), Câmara de Comércio de São Paulo, o ICIF (Instituto de culinária para estrangeiros), a Accademia Italiana della Cucina e, naturalmente, 20 restaurantes da cidade.

O evento se enquadra entre as atividades promocionais que o ICE-Agenzia (Agência para a internacionalização das empresas italianas) desenvolve em favor da divulgação de produtos alimentícios italianos no Brasil.

Embora ainda o mercado apresente obstáculos devidos a barreiras visíveis ou invisíveis, existem, todavia, elementos em rápida evolução que delineiam suas potencialidades e que vão do crescimento da renda ao alargamento das classes A e B, da presença de uma vasta comunidade de origem italiana à popularidade da nossa cozinha.

Contando com estas e outras potencialidades, em nossa opinião, vale a pena investir antecipadamente em relação à concorrência. A situação atual estimula a privilegiar-se o chamado “canal Horeca” em, particular, o restaurantes italianos, onde prioritariamente pode-se agir mais eficazmente sobre os hábitos, ainda não consolidados, da clientela brasileira.

Em São Paulo contam-se mais de 330 restaurantes especializados na cozinha italiana, dos quais 83 já foram certificados com a marca de qualidade “Ospitalità Italiana”.

Este projeto unitário de marketing, partindo da promoção da gastronomia regional italiana, propõe-se como veículo de conhecimento dos “sabores e saberes” que se escondem por detrás das excelências alimentícias italianas e que surgem a partir do território, da cultura, das tradições, dos ofícios e da especialização produtiva.

O projeto se destina, portanto, à promoção não apenas da gastronomia e dos produtos alimentícios, mas também do conhecimento do território e da sua cultura, através de um marketing do tipo experimental a ser desenvolvido a partir de uma plataforma constituída pelos vinte restaurantes de São Paulo engajados nesta ação promocional.

Os objetivos a que nos propomos são os seguintes:

Deste modo estamos convictos de que incrementaremos o nosso espaço tradicional de mercado, criando e conquistando uma nova demanda e cercando uma concorrência que permanece ainda pouco diferenciada, numa homogeneidade de oferta idêntica e convencional.

Os restaurantes participantes, além do esperado êxito comercial e do intercâmbio com profissionais vindos da Itália, fortalecem suas imagens nesta parceria firmada com as principais instituições italianas presentes no país. E a cidade de São Paulo, consolidando sua posição de capital gastronômica do Brasil, ganha um evento único no mundo.

O projeto prevê:

Os vinte restaurantes engajados nesta ação promocional são:

– AGUZZO CUCINA E VINO – SICíLIA
www.aguzzo.com.br

– BUTTINA – BASILICATA
www.buttina.com.br

– CASA SANTO ANTONIO – VENETO
www.casasa.net

– CIRCOLO ITALIANO – VALLE D´AOSTA
www.circoloitaliano.com.br

– FRICCÒ RISTORANTE – UMBRIA
www.fricco.com.br

– LA MADONNINA RAVIOLI – LOMBARDIA
www.ravioli.com.br

– LA QUOTTIDIANA – FRIULI VENEZIA GIULIA
www.laquotidiana.com.br

– MAREMONTI – CAMPANIA
www.maremonti.com.br

– OSTERIA DEL PETTIROSSO – LAZIO
www.pettirosso.com.br

– PASQUALE CANTINA – PUGLIA
www.pasqualecantina.com.br

– PISELLI – PIEMONTE
www.piselli.com.br

– POMODORI – CALABRIA
www.pomodori.com.br

– POSITANO – TRENTINO ALTO ADIGE
www.positanoristorante.com.br

– SANTO COLOMBA – SARDEGNA
www.santocolomba.com.br

– SENSI GASTRONOMIA – MOLISE
www.sensigastronomia.com.br

– SPADACCINO – EMILIA ROMAGNA
www.spadaccino.com.br

– SUPRA DI MAURO MAIA – MARCHE
www.supracucina.com.br

– TRE BICCHIERI – TOSCANA
www.trebicchieri.com.br

– VINHERIA PERCUSSI – ABRUZZO
www.percussi.com.br

– ZENA CAFFÈ – LIGURIA
www.zenacaffe.com.br