3ª Semana da Cozinha Regional Italiana: Viagem através dos sabores e saberes da Itália
13/10/2014
São Paulo, 18 ~ 25 Outubro 2014
O projeto da “3ª Semana da Cozinha Regional Italiana” nasce no esforço conjunto do ICE-Agenzia, envolve ainda a Embaixada da Itália, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o ENIT (Agência Nacional do Turismo), Câmara de Comércio de São Paulo, o ICIF (Instituto de culinária para estrangeiros), a Accademia Italiana della Cucina e, naturalmente, 20 restaurantes da cidade.
O evento se enquadra entre as atividades promocionais que o ICE-Agenzia (Agência para a internacionalização das empresas italianas) desenvolve em favor da divulgação de produtos alimentícios italianos no Brasil.
Embora ainda o mercado apresente obstáculos devidos a barreiras visíveis ou invisíveis, existem, todavia, elementos em rápida evolução que delineiam suas potencialidades e que vão do crescimento da renda ao alargamento das classes A e B, da presença de uma vasta comunidade de origem italiana à popularidade da nossa cozinha.
Contando com estas e outras potencialidades, em nossa opinião, vale a pena investir antecipadamente em relação à concorrência. A situação atual estimula a privilegiar-se o chamado “canal Horeca” em, particular, o restaurantes italianos, onde prioritariamente pode-se agir mais eficazmente sobre os hábitos, ainda não consolidados, da clientela brasileira.
Em São Paulo contam-se mais de 330 restaurantes especializados na cozinha italiana, dos quais 83 já foram certificados com a marca de qualidade “Ospitalità Italiana”.
Este projeto unitário de marketing, partindo da promoção da gastronomia regional italiana, propõe-se como veículo de conhecimento dos “sabores e saberes” que se escondem por detrás das excelências alimentícias italianas e que surgem a partir do território, da cultura, das tradições, dos ofícios e da especialização produtiva.
O projeto se destina, portanto, à promoção não apenas da gastronomia e dos produtos alimentícios, mas também do conhecimento do território e da sua cultura, através de um marketing do tipo experimental a ser desenvolvido a partir de uma plataforma constituída pelos vinte restaurantes de São Paulo engajados nesta ação promocional.
Os objetivos a que nos propomos são os seguintes:
- orientação da clientela a respeito da verdadeira cozinha italiana, evidenciando o estreito casamento entre a qualidade dos produtos alimentícios, dos processos produtivos e seus territórios de procedência;
- a promoção da cozinha e dos produtos italianos de qualidade através dos restaurantes autênticos e da colaboração dos importadores brasileiros de produtos certificados e de qualidade;
- o conhecimento do território, da cultura e das tradições italianas;
- a elaboração de um projeto – único em relação à concorrência! – que possa transformar-se num encontro fixo, aperfeiçoando-se e enriquecendo-se nofuturo, graças às sinergias entre as instituições públicas e privadas.
Deste modo estamos convictos de que incrementaremos o nosso espaço tradicional de mercado, criando e conquistando uma nova demanda e cercando uma concorrência que permanece ainda pouco diferenciada, numa homogeneidade de oferta idêntica e convencional.
Os restaurantes participantes, além do esperado êxito comercial e do intercâmbio com profissionais vindos da Itália, fortalecem suas imagens nesta parceria firmada com as principais instituições italianas presentes no país. E a cidade de São Paulo, consolidando sua posição de capital gastronômica do Brasil, ganha um evento único no mundo.
O projeto prevê:
- presença de uma dezena de chefs italianos que apoiarão outros tantos restaurantes de São Paulo;
- promoção através de blogger e revistas especializadas;
- uso coordenado de 4 Agências de Comunicação;
- promoção do evento em todas as redes sociais dos organizadores;
- elaboração de 20 cardápios regionais;
- criação e impressão de material promo-publicitário;
- distribuição de material turistico;
- evento para a imprensa especializada;
- evento cultural;
- promoção de produtos italianos de qualidade junto aos restaurantes participantes.
Os vinte restaurantes engajados nesta ação promocional são:
– AGUZZO CUCINA E VINO – SICíLIA
www.aguzzo.com.br
– BUTTINA – BASILICATA
www.buttina.com.br
– CASA SANTO ANTONIO – VENETO
www.casasa.net
– CIRCOLO ITALIANO – VALLE D´AOSTA
www.circoloitaliano.com.br
– FRICCÒ RISTORANTE – UMBRIA
www.fricco.com.br
– LA MADONNINA RAVIOLI – LOMBARDIA
www.ravioli.com.br
– LA QUOTTIDIANA – FRIULI VENEZIA GIULIA
www.laquotidiana.com.br
– MAREMONTI – CAMPANIA
www.maremonti.com.br
– OSTERIA DEL PETTIROSSO – LAZIO
www.pettirosso.com.br
– PASQUALE CANTINA – PUGLIA
www.pasqualecantina.com.br
– PISELLI – PIEMONTE
www.piselli.com.br
– POMODORI – CALABRIA
www.pomodori.com.br
– POSITANO – TRENTINO ALTO ADIGE
www.positanoristorante.com.br
– SANTO COLOMBA – SARDEGNA
www.santocolomba.com.br
– SENSI GASTRONOMIA – MOLISE
www.sensigastronomia.com.br
– SPADACCINO – EMILIA ROMAGNA
www.spadaccino.com.br
– SUPRA DI MAURO MAIA – MARCHE
www.supracucina.com.br
– TRE BICCHIERI – TOSCANA
www.trebicchieri.com.br
– VINHERIA PERCUSSI – ABRUZZO
www.percussi.com.br
– ZENA CAFFÈ – LIGURIA
www.zenacaffe.com.br