14 de fevereiro/ 30 restaurantes da capital paulista receberam o certificado “Ospitalià Italiana”

15/02/2011

CERTIFICADO OSPITALITÀ ITALIANA

Catorze de fevereiro é o dia em que 30 restaurantes da capital paulista receberão o certificado “Ospitalià Italiana”.

O Certificado de qualidade Ospitalità Italiana concede anualmente aos restaurantes na Itália um prestigiado selo de reconhecimento. Em 2010 a iniciativa se estendeu a 45 países, avaliando restaurantes italianos mundo afora.

Organizado pela UNIONCAMERA – União das Câmaras de Comércio italianas pelo mundo sob supervisão do ISNART, (Istituto Nazionale Ricerche Turistiche), Ministério do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais da Itália com o apoio de outras instituições, o certificado tem o objetivo de valorizar a cultura gastronômica italiana, além de desenvolver e promover as tradições de produtos agro-alimentares originais. “Nossa prioridade é zelar pela imagem dos restaurantes italianos no exterior, respeitando o padrão de qualidade da hospitalidade italiana”, diz Erica Bernardini, diretora de Marketing da Câmara.

Um órgão técnico formado por diversas entidades italianas* é responsável pela avaliação dos candidatos e concessão do selo. Nessa primeira edição mundial, participam 1.115 e até o momento foram certificados 440. A capital paulista será a primeira a atribuir o selo a 30 selecionados no jantar do dia 14, do qual participarão Ferruccio Dardanello, presidente da Unioncamera, que representa todas as câmaras de comércio italianas, e Giovanni Cocco, diretor geral do ISNART.

Critérios rigorosos
A Câmara de Comércio Italiana visitou 75 restaurantes em São Paulo. Destes, apenas 32 preencheram os quesitos para participar da seleção. Da decoração ao cardápio, passando pela recepção, as exigências para que um estabelecimento receba o selo Ospitalità Italiana são rígidas.

Entre os critérios para o credenciamento constam exigências como: cardápio escrito também em italiano e que contenha predominantemente (51%) pratos e receitas da tradição do país; ter ao menos um integrante da equipe que saiba se relacionar com o público na língua pátria; ambiente com elementos de identidade italiana; carta de vinhos deve conter ao menos 20% de vinhos italianos e com origem reconhecida, entre outros. Os participantes devem declarar o comprometimento em difundir e valorizar a cultura do país.

Seguem os 30 restaurantes que receberão o selo de qualidade:

http://www.italcam.com.br/site/images/x.gif

1. Cantina C…Que Sabe (Tu che sai)

2. Circolo Italiano San Paolo

3. Così

4. Dona Carmela

5. Due Cuochi Cucina

6. Emporio Ravioli

7. Friccò Ristorante

8. Il Fornaio d’Italia

9. Il Sogno di Anarello

10. La Pergoletta

11. La Piadina Cucina Italiana

12. La Risotteria Alessandro Segato

13. La Tambouille

14. Magari Ristorante

15. Olea Muzzarella Bar

16. Osteria del Pettirosso

17. Pasquale Cantina

18. Pecorino

19. Picchi Restaurante

20. Restaurante Piselli

21. Restaurante Tomatto

22. Ristorante Laura e Francesco

23. Ristorante Taormina

24. Rosmarino Restaurante

25. Spadaccino Ristorante e Riosticceria

26. Tatini Restaurante

27. Terraço Itália Restaurante

28. Vicolo Nostro

29. Vinheria Percussi

30. Zena Caffé