Mudança cultural é um dos grandes desafios das PME’s para inovação apontam executivos
02/10/2023
Com time de especialistas dos setores tecnológico e inovativo, evento da Italcam discutiu perspectivas de negócios para pequenas e médias empresas
No dia 2 de outubro, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) representada pelo Comitê de Transformação Digital e pela Rete Giovane, apresentou o seminário “Conectando Empresas ao Ecossistema de Inovação Brasil Itália para Alavancar Novos Negócios”. O evento aconteceu na sede do Itaú BBA, na capital paulista e contou com os seguintes palestrantes: Bernardo Rachadel, CTO da Zucchetti, Filippo Alberganti, Head of Inovation da Enel Brasil, Filippo Di Cesare, CEO da Engineering Brasil, Marco Antonio Chagas, Diretor do Instituto Senai de Tecnologia e Energia e Marcos Vassali, Diretor de Desenvolvimento e Negócios e Inovação da Tim Brasil. A mediação foi de Ricardo Abiz, Coordenador do Gethub e Founder Sppock Polo di Innovazione. O presidente da Italcam, Graziano Messana, abriu o evento.
A iniciativa teve como objetivo abordar as oportunidades e desafios das PME’s e como o ecossistema de empresas italianas pode oferecer oportunidades de negócios e cooperação em projetos estruturados de inovação de diferentes portes e segmentos.
“Em dez anos, as empresas estarão totalmente transformadas nos segmentos de tecnologia, sustentabilidade e inovação”, frisou Rosario Zaccaria, vice-presidente da Italcam e presidente do Gethub durante a abertura do seminário.
Dentre os pontos levantados pelos palestrantes como os maiores desafios das PME’s no quesito inovação estão o acesso a recursos financeiros e a mudança cultural da empresa. Esta última foi apontada por todos os participantes como um dos maiores entraves das pequenas e médias empresas no Brasil, já que muitas vezes é difícil mudar a mentalidade da gestão destas sociedades – muitas vezes – familiares.
Por outro lado, os debatedores apontaram caminhos para negócios entre as PME’s e as grandes organizações. O segredo, segundo eles, é criar parcerias conjuntas e não apenas se focar no oportunismo da concorrência.
Em relação ao potencial de inovação entre Itália e Brasil, existem grandes oportunidades de negócios e de crescimento para este último, já que o Brasil é um país continental, onde a população está entre as que permanece mais tempo conectada à internet, além da presença de muitos unicórnios em seu mercado.
Gethub
Lançada em julho pelo Comitê de Transformação Digital da Italcam em parceria com a Sppock Polo di Innovazione, Gethub é uma plataforma (gethub.me) que visa redefinir a colaboração e a integração entre empresas, startups e mercado no Brasil e na Itália por meio da inovação, ao incluir diversas ferramentas e ações em um único produto. O produto está sendo utilizado por empresas associadas à Italcam.