INVESTIR NA ITÁLIA
05/12/2014
Região norte da Itália desponta como potencial zona de investimentos na Europa.
Dois eventos realizados em São Paulo celebraram encontros entre empresários brasileiros e representantes de órgãos do governo italiano interessados em novos negócios e investimentos. Promovidos pela Promos – Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão -, agência italiana Invest in Lombardy e os escritórios associados Guarnera Advogados, Abbatecianni Studio legale e Tributário, com apoio da Embaixada da Itália no Brasil, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAM, Azimut, Ubi Banca e GEI os eventos aconteceram nos dias 25 e 26 de novembro em São Paulo.
O seminário “Investindo na Itália” realizado no dia 25/11, teve como objetivo apresentar aos empresários brasileiros as oportunidades de investimentos no norte da Itália, com foco em três setores:
- Logística e comercialização de produtos, utilizando a Região da Lombardia como base logística para a distribuição na Itália e na Europa;
- Biotecnologia “green” (agronegócio) e “red” (farmacêutico), utilizando a Região da Lombardia como base para a pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.
A Invest in Lombardy, sediada em Milão, é responsável pela captação de investimentos estrangeiros para a região da Lombardia e é promovida pela Unioncamere Lombardia, pelo Sistema Camerale Lombardo pela Promos – Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão, com o apoio da Regione Lombardia.
Expo Business Club
O programa Expo Business Club, lançado no último dia 26 de novembro, é outra iniciativa da Invest Lombardy que prevê privilégios e networking para empresas participantes da Expo Milão 2015. A ideia de construir um Club exclusivo para empresas do mundo todo que buscam novas oportunidades de negócios surgiu com a aproximação da Exposição Universal que será realizada em Milão, de 01 de maio a 31 de outubro de 2015 e que contará com a participação de 147 países.
Segundo o responsável pela Invest Lombady, Stefano Nigri, o objetivo do club é reforçar as relações comerciais entre o Sistema Lombardia e o mundo empresarial de algumas áreas de interesse estratégico, desenvolver momentos de networking entre Itália e outros países, catalisando e transformando esses momentos de contatos numa base de colaboração econômica e de investimento antes, durante e depois a Expo Universal.
Participantes do Club
Os componentes do club são membros da comunidade de negócios (potenciais investidores estrangeiros) que mantêm relações de negócios com a Itália e com a região da Lombardia, empresas e instituições locais, representantes de grandes empresas italianas que possuem uma sede no país estrangeiro de referência e membros do programa de parcerias da Invest in Lombardy que tenham uma sede ou ligações no país estrangeiro de referência.
Sobre a Lombardia
Lombardia é a região mais populosa da Itália com 9,7 milhões de habitantes e 23.854 km², e cuja capital é Milão. Em 2014 o FDI Intelligence, divisão do Financial Times, publicou o relatório “Cidades & Regiões Européias do Futuro 2014-2015” e classificou a Lombardia a melhor região do sul da Europa para investimentos estrangeiros diretos. Ela foi bem avaliada ainda por sua facilidade de negociação e potencial econômico, o que, ao lado de Baden-Württemberg (Alemanha), South East UK (Reino Unido) e Ile de France (França) representa um dos “Quatro Motores da Europa”.
Alto potencial em agronegócios
- Território regional 43,7% coberto por áreas agrícolas.
- Setor agro-industrial corresponde a 15% do total nacional.
- Apesar de a área corresponder a apenas 0,56% e a população a 1,9% de toda a União Européia, o PIB corresponde a 2,7% (próximo de países como a Bélgica e a Suécia e significativamente maior do que a de muitos outros países).
- Sistema de distribuição mais moderno da Europa. A região tem 2.509 pontos de venda e uma densidade de 286 m2 por mil habitantes.
Alto potencial em Biotecnologia
- Primeira região européia para o setor químico, em termos de funcionários e de número de empresas. Em nível nacional, a Lombardia responsável por cerca de 40% do emprego químico italiano.
- A indústria farmacêutica tem lugar importante na economia local: 31 mil empregados, 33 centros de P&D, mais de 90 empresas de biotecnologia vermelha, 17 mil trabalhadores na cadeia de abastecimento (química, mecânica, papel). A Lombardia é a região italiana com o maior número de empresas ativas em biotecnologia farmacêutica.
- O setor tem uma incidência sobre exportações de manufaturados no total de 27,8%.
- Despesa bruta farmacêutica é a mais alta em comparação com outras regiões italianas e chega a cerca de dois bilhões de euros.
- 34,4% das empresas de biotecnologia italianas estão localizadas na região e 30% das empresas de diagnósticos também.
As empresas interessadas em conhecer melhor o Expo Business Club e as atividades programadas pela Promos de Milão durante a Expo Universal em 2015, favor entrar em contato com o responsável pela Promos Brasil, Bruno Aloi (aloi.promos@italcam.com.br – telefone: (11) 3123 2765)
Para acessar as fotos dos eventos, clique aqui.