INVESTIR NA ITÁLIA

05/12/2014

Região norte da Itália desponta como potencial zona de  investimentos na Europa.

Dois eventos realizados em São Paulo celebraram encontros entre empresários brasileiros e representantes de órgãos do governo italiano interessados em novos negócios e investimentos. Promovidos pela  Promos – Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão -,  agência italiana Invest in Lombardy e os escritórios associados Guarnera AdvogadosAbbatecianni Studio legale e Tributário, com apoio da Embaixada da Itália no BrasilCâmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAMAzimutUbi Banca e GEI os eventos aconteceram nos dias 25 e 26 de novembro em São Paulo.

O seminário “Investindo na Itália” realizado no dia 25/11, teve como objetivo apresentar aos empresários brasileiros as oportunidades de investimentos no norte da Itália, com foco em três setores:

A Invest in Lombardy, sediada em Milão, é responsável pela captação de investimentos estrangeiros para a região da Lombardia e é promovida pela Unioncamere Lombardia, pelo Sistema Camerale Lombardo pela Promos – Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão, com o apoio da Regione Lombardia.

Expo Business Club

O programa Expo Business Club, lançado no último dia 26 de novembro, é outra iniciativa da Invest Lombardy que prevê privilégios e networking para empresas participantes da Expo Milão 2015. A ideia de construir um Club exclusivo para empresas do mundo todo que buscam novas oportunidades de negócios surgiu com a aproximação da Exposição Universal que será realizada em Milão, de 01 de maio a 31 de outubro de 2015 e que contará com a participação de 147 países.

Segundo o responsável pela Invest Lombady, Stefano Nigri, o objetivo do club é reforçar as relações comerciais entre o Sistema Lombardia e o mundo empresarial de algumas áreas de interesse estratégico, desenvolver momentos de networking entre Itália e outros países, catalisando e transformando esses momentos de contatos numa base de colaboração econômica e de investimento antes, durante e depois a Expo Universal.

Participantes do Club

Os componentes do club são membros da comunidade de negócios (potenciais investidores estrangeiros) que mantêm relações de negócios com a Itália e com a região da Lombardia, empresas e instituições locais, representantes de grandes empresas italianas que possuem uma sede no país estrangeiro de referência e membros do programa de parcerias da Invest in Lombardy que tenham uma sede ou ligações no país estrangeiro de referência.

Sobre a Lombardia

Lombardia é a região mais populosa da Itália com 9,7 milhões de habitantes e 23.854 km², e cuja capital é Milão. Em 2014 o FDI Intelligence, divisão do Financial Times, publicou o relatório “Cidades & Regiões Européias do Futuro 2014-2015” e classificou a Lombardia a melhor região do sul da Europa para investimentos estrangeiros diretos. Ela foi bem avaliada ainda por sua facilidade de negociação e potencial econômico, o que, ao lado de Baden-Württemberg (Alemanha), South East UK (Reino Unido) e Ile de France (França) representa um dos “Quatro Motores da Europa”.

Alto potencial em agronegócios

Alto potencial em Biotecnologia

As empresas interessadas em conhecer melhor o Expo Business Club e as atividades programadas pela Promos de Milão durante a Expo Universal em 2015, favor entrar em contato com o responsável pela Promos Brasil, Bruno Aloi (aloi.promos@italcam.com.br – telefone: (11) 3123 2765)

Para acessar as fotos dos eventos, clique aqui.