Brasil é homenageado no Festival de Cinema de Taormina

21/06/2010

Evento conta com as presenças de Gloria Pires, Alice Braga e da cantora Adriana Calcanhotto A criatividade artística sempre surpreendente do “Brasil” presenteará a 56ª edição do Taormina Film Fest  com grandes emoções como filmes, música e alegria.

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura em parceria com o Cinema do Brasil e o Festival de Cinema de Taormina promoverão a participação do novo cinema brasileiro em território italiano com a “Vitrina Brasile”, que acontece de 12 a 18 de junho.

O evento usufrui do eterno charme do Teatro Antico, uma jóia da Sicilia e lugar ideal para um dos mais antigos festivais da Itália.Uma delegação do Brasil vai enriquecer esta vitrine. Teremos alguns produtores e diretores dos filmes escolhidos para a vitrine formada por sete títulos da produção cinematográfica brasileira do último ano, muitos são estreias internacionais. Seis títulos de sete concorreram ao Campus Gioventú Award.

A grande atriz Gloria Pires, protagonista do filme “É proibido fumar” (em concurso), está entre as personalidades importantes que participarão do Festival. Alice Braga, entre as mais conhecidas jovens atrizes do Brasil, será um dos jurados internacionais do concurso Mediterrânea.

Os filmes da Vitrine Brasil: –

Sonhos Roubados de Sandra Werneck, com Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias – Brasil 2009 – (Estreia Internacional)

 – Do Começao ao Fim de Aluizio Abranches, com Julia Lemmertz, Fabio Assunção, Jean Pierre Noher – Brasil 2009

  – Rimet: L’Incredibile storia della Coppa del Mondo de Lorenzo Garzella, Filippo Macelloni, Cesar Meneghetti – Uma coprodução entre Brasil /Italia / Argentina 2010 – (Estreia Mundial)

– Os Inquilinos de Sergio Bianchi, com Marat Descartes, Ana Carbatti, Umberto Magnani – Brasil 2009 – (Estreia Internacional)

 – Budapest de Walter Carvalho, com Leonardo Medeiros, Giovanna Antonelli, Gabriella Hámori – Brasil / Hungria / Portugal 2009 – (Estreia Internacional)

– Besouro de João Daniel Tikhomiroff, com Ailton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson Santos de Jesus – Brasile 2009 – (Estreia Italiana)

– Viajo porque preciso, volto porque te amo de Marcelo Gomes, Karim Aïnouz  – Brasil 2009 – (Estreia Italiana)

No dia 17 de junho, o Teatro Antico será o cenário de um show de música com a cantora Adriana Calcanhotto, que marcará, sem dúvida, a presença brasileira na história do Festival.  “Este será o melhor ano para Taormina desde que cheguei”, comentou Deborah Young, diretora do Festival pelo quarto ano consecutivo, “porque o Festival alcançou seu máximo nível que sempre procurou, em um ano de grandes hóspedes, filmes e eventos que lembram os tempos de sua máxima beleza mas que consideram as necessidades de um festival moderno.

A beleza de Taormina é a sua capacidade de integrar o “novo” em um contexto histórico e acredito que a exibição no Teatro Antico de Toy Story 3 em 3D seja o símbolo perfeito.”Entre os numerosos hóspedes do Taormina Film Fest, personalidades reconhecidas mundialmente como Robert De Niro, o diretor da Bósnia Emir Kusturica e o italiano Marco Bellocchio, o grande estilista Valentino, o ator inglês Colin Firth e o legendário produtor siciliano Francesco Alliata de Villafranca.

O objetivo principal desta ação consiste na divulgação do cinema brasileiro na Itália durante um dos mais importantes festivais internacionais de cinema. Esta iniciativa visa também o intercâmbio de informações, idéias e possíveis ações entre atores, diretores, produtores e distribuidores do cinema nacional com os de demais países, principalmente com a Itália.A iniciativa também conta com o apoio da ANCINE – Agência Nacional do Cinema.