Alesp

30/09/2005

Protocolo de intenções estreita relações entre Brasil e Itália

Com o objetivo central de estreitar as relações comerciais e culturais entre o Estado de São Paulo e a Itália, os presidentes da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Eduardo Pollastri, deram um importante passo para ampliar e fortalecer o intercâmbio entre os dois países assinando nesta segunda-feira, 12/9, na sede do Legislativo paulista, um acordo cooperativo.
Citando uma frase do conde Matarrazzo, ?se o Brasil é filho de Portugal, São Paulo é filho da Itália?, Pollastri se disse muito à vontade para dizer que a união entre os dois países ainda é tímida e que a assinatura do convênio entre as duas instituições será muito ?útil? para as duas partes. ?Inclusive, disse Pollastri, vamos cobrar da Assembléia o cumprimento desse acordo.?

Compromisso com a sociedade

Citando a passagem do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri, ?o diabo reserva o lugar mais quente do inferno para aqueles que se omitem?, o presidente Rodrigo Garcia demonstrou especial preocupação com o aprimoramento de medidas que beneficiem a sociedade paulista. Segundo ele, todos os protocolos assinados objetivam ampliar e disponibilizar informações entre as partes envolvidas com o objetivo principal de aprimorar as leis do Estado e, conseqüentemente, proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade.
Classificado pelo seu colega Vitor Sapienza (PPS) como uma ?revelação política?, Rodrigo Garcia ressaltou o sentimento de confiança e transparência que envolve todas as medidas adotadas pela Assembléia para ?construir um Estado melhor?, e explicou que a câmara Ítalo-brasileira poderá, por meio de uma senha especial, acessar todos os projetos de interesse no portal da Assembléia e contribuir com críticas, sugestões e informações, para a elaboração de projetos e audiências que melhorem a qualidade de vida em todo o Estado.
Assinaram o protocolo de intenções os presidentes das duas instituições, Rodrigo Garcia e Eduardo Pollastri, o segundo secretário da Assembléia, deputado Geraldo Vinholi (PDT) e, como testemunhas, o deputado Arnaldo Jardim (PPS), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia, e Marzio Arcari, vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. O evento também contou com as presenças de diretores da Câmara Ítalo-Brasileira e dos deputados Mauro Bragato (PSDB), Paulo Sérgio (PV) e Vitor Sapienza (PPS)

Fundada em 1902 por um grupo de banqueiros, comerciantes e industriais italianos, com a finalidade de estreitar as relações comerciais entre empresas brasileiras e italianas, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de São Paulo é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de mil sócios, entre pequenas, médias e grandes empresas. Ela está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás e Tocantins.
Ocupando lugar de destaque entre as 70 câmaras italianas no mundo, a Câmara Ítalo-Brasileira está entre as 10 mais importantes do mundo. Com a experiência de um século de atuação, tem a capacidade de oferecer a seus associados a melhor assessoria de negócios, proporcionando aos empresários italianos todo o apoio para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil, e aos empresários brasileiros as melhores oportunidades de negócios no intercâmbio com a Itália.
As empresas associadas atuam em todas as áreas da economia e têm a oportunidade de serem inseridas em um dos mais importantes mercados europeus, a Itália.

Fonte:
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Redação