5 de julho em Roma: debate sobre o livro ‘Edoardo Pollastri. Impegno civile e strategia di azione al servizio delle reti italiane nel mondo’
03/07/2017
No dia 05 de julho, em Roma, acontece na sede da Unioncamere (Piazza Sallustio, 21), na Sala Danilo Longhi, a partir das 15 horas, o encontro “Comunidades de negócios e Câmaras de comércio italianas para promover a Itália no mundo”, com debate sobre o livro ‘Edoardo Pollastri. Impegno civile e strategia di azione al servizio delle reti italiane nel mondo’ de Gaetano Esposito e Camilla Sala.
PARTICIPAÇÕES
Gian Domenico Auricchio – Presidente Assocamerestero
Piero Bassetti – Presidente Globus et Locus
Pierferdinando Casini – Presidente da Comissão Relações Exteriores, Senado da República Italiana
Claudio Micheloni – Presidente do Comitê para as questões dos italianos no exterior, Senado da República
Fabio Porta – Presidente do Comitê permanente sobre os italianos no mundo e a promoção do Sistema País, Câmara dos Deputados
Intervêem: Marco Fedi, Deputado Circunscrição Exterior; Laura Garavini, Deputada Circunscrição Exterior; Francesco Giacobbe, Senador Circunscrição Exterior; Francesca La Marca, Deputada Circunscrição Exterior; Colomba Mongiello, Vice-Presidente da Comissão Antifalsificação, Câmara dos Deputados; Giuseppe Tripoli, Diretor Geral Unioncamere; além de representantes qualificados de instituições, do Sistema das câmaras de comércio italianas no exterior e da sociedade civil.
A publicação “Edoardo Pollastri. Impegno civile e strategia di azione al servizio delle reti italiane nel mondo” está disponível em formato ebook.
O mercado é uma construção social que pode produzir efeitos positivos na liberdade e no desenvolvimento dos povos apenas quando é acompanhado por instituições capazes de metabolizar seus estímulos competitivos com as necessidades de crescimento das culturas e dos contextos locais.
Por isso, temos que reconstruir, se não criar, redes mais sólidas de solidariedade e de colaboração, “redes longas”, que atravessem as nações, desenvolvam vínculos e alianças entre empresários e instituições de territórios diferentes, para unir as originalidades locais com as tendências globalizantes mais fortes.
O empenho político tem que compor interesses para atingir um resultado, e não alegar casos abstratos, que são suscetíveis ao contraste infértil desnecessário.
Ainda são importantes a capacidade estratégica e a “paciência institucional”: ouvir as diversas necessidades e ter tenacidade ao construir as soluções e, principalmente, uma forte missão de serviço, já que uma boa sociedade confia muito mais na voz moral que na força coerciva, de qualquer modo compreendida.
Gaetano Fausto Esposito é autor de vários ensaios sobre temas da economia financeira e de desenvolvimento, da economia industrial e dos processos de internacionalização. Professor de Economia aplicada em diversas universidades, é vice-presidente do Cueim – Consórcio universitário de economia industrial e administração e secretário geral da Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior – Assocamerestero.
Camilla Sala é autora de artigos e ensaios sobre processos de internacionalização das empresas, comércio exterior e desenvolvimento de PME. É responsável pela área de comunicação, imprensa e mídias sociais da Assocamerestero.