PROJETO MEU TOMATÌ – CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE TOMATES ITALIANOS DE QUALIDADE
A campanha nacional Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade foi um projeto organizado pela Euroconsult e pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam e tem como objetivo promover no Brasil o tomate em conserva, um produto agroalimentar extraordinário e 100% europeu, com características únicas que perpassam pelo terroir do continente. Por meio desse projeto, foram apresentadas no país diversas ações de divulgação das conservas de tomate europeia e italianas com foco nas características peculiares dos produtos. A proposta é da OI Pomodoro Industria Bacino Centro Sud, um dos maiores players italianos na produção de conservas de tomate comercializados na Itália e no exterior, com coordenação da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam. Além de São Paulo, as atividades acontecem nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, em cooperação com as respectivas Câmaras de Comércio Italianas locais. O programa tem como público-alvo operadores do setor de importação do agronegócio, consumidores brasileiros, jornalistas e influenciadores.
O lançamento foi realizado no dia 2 de agosto, os convidados comprovaram a excelência do tomate italiano em conserva por meio de degustações. Esse evento foi dedicado à imprensa, seguido de seminário técnico e almoço de degustação – com menu criado especialmente para o evento e com produtos fornecidos pelo consórcio Oi Pomodoro Centro Sud –, que reuniu empresários, representantes do Sistema Itália, além da imprensa e críticos gastronômicos.
Já entre 3 e 9 de setembro, como parte das ações do projeto, a Italcam organizou um incoming à Itália, numa Viagem de Estudo que apresentou propostas “AGRIP-SIMPLE-2022” em Nápoles e na Puglia. Participaram da missão: jornalistas, influencers, importadores e distribuidores do setor alimentício. Na ocasião a delegação teve a oportunidade de participar de: em Nápoles, visita ao consórcio OI Pomodori Centro Sud; visitas a empresas de transformação dos tomates; Coletiva de imprensa – encontros com representantes institucionais, acadêmicos e produtivos da Região Campania (Região Campania – Estação experimental – Universidade de Nápoles – outras instituições); visita dedicada às escavações de Pompeia e, na Puglia, visitas às empresas fabricantes de tomates.
No dia 26 de outubro, foi organizado um almoço para a delegação do Consorzio OI Pomodoro Centro Sud, composta pelo Presidente do consórcio, Guglielmo Vaccaro, e pelo Diretor Nacional da Anicav – Associazione Nazionale Industriali Conserve Alimentari Vegetali, Giovanni De Angelis. O almoço aconteceu no restaurante Sensi Gastronomia em São Paulo e estiveram presentes o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, o Delegado da Accademia della Cucina, Gerardo Landulfo, e o Diretor Geral da Italcam, Fabio Selan.
A última etapa de 2023 do Projeto Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade aconteceu entre 6 e 12 de novembro, em uma campanha de Promoção nos Pontos de Venda, com degustação de produtos feitos com tomates italianos de qualidade, nas prestigiadas redes de supermercados Mambo e Hortisabor. Essa iniciativa que buscou promover o consumo de tomates da indústria italiana no mercado brasileiro, oferecendo produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar, conscientizando o público sobre a origem e a excelência dos tomates italianos e convidando consumidores e profissionais do setor para uma experiencia única. O público degustou os produtos Meu Tomatì nas lojas dos seguintes endereços:
🍅 06 e 07 de novembro: Rua Dep. Lacerda Franco, 553 – Vila Madalena.
🍅 08 e 09 de novembro: Av. Vereador José Diniz, 2339 Brooklin – São Paulo
🍅 10, 11 e 12 de novembro: Rua Tabapuã, 1026 – Itaim Bibi, São Paulo
Em 2024, o projeto continua com a participação em importantes feiras do setor alimentício.
Confira a página do projeto: https://meutomati.eu/