Volks pode fechar fábrica de São Bernardo do Campo

09/01/2009

Se não houver acordo, produção será reduzida e sobrevivência da unidade ficará em risco

EXAME A Volkswagen admitiu que pode ter de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, a mais antiga da companhia no Brasil, em operação desde 1959. O encerramento aconteceria caso as negociações para a demissão de 3,6 mil funcionários não sejam bem sucedidas até o dia 25 de agosto.

Nesta segunda-feira (21/8), a Volks apresentou o prazo aos empregados e afirmou que não destinará investimentos à fábrica se não houver acordo sobre os desligamentos. Neste caso, a produção diária da unidade seria derrubada de 900 veículos para algo entre 300 e 400 veículos – o que acarretaria em um corte extra de 2,5 mil pessoas, além dos 3,6 mil já anunciados pela empresa.

“É difícil imaginar que um complexo industrial do porte da Anchieta [fábrica de São Bernardo do Campo] continue operando com um volume de produção tão reduzido. Portanto, caso não tenhamos novos investimentos, o risco da operação ser encerrada é real”, afirmou, em nota, Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de recursos humanos da Volks.

A fábrica de São Bernando do Campo possui 8 mil funcionários na produção e 4 mil funcionários na divisão administrativa. Na unidade, são produzidos veículos dos modelos Gol, Saveiro, Kombi, Polo e Fox, grande parte destinada à exportação. O plano de reestruturação da Volks prevê a redução no volume de veículos embarcados a outros países por conta da desvalorização do dólar – a meta em 2006 é exportar cerca de 156 mil veículos, ou 100 mil a menos do que em 2005.

Fonte:
EXAME