Via implementa plataforma de gestão de APIs com Engineering

05/07/2022

De olho no ecossistema de startups brasileiro e na possiblidade de que essas empresas inovadoras se integrem com facilidade às plataformas e aos aplicativos próprios, a Via – empresa brasileira do varejo que congrega marcas como Casas BahiaPonto (antiga Ponto Frio), Bartira e Extra.com – resolveu adotar uma solução para centralizar e gerenciar APIs. As Interface de Programação de Aplicações são conjuntos de rotinas e padrões que permitem agregar serviços em plataformas com facilidade.

A implementação é parte de uma estratégia maior da Via para se transformar digitalmente. Desde 2020, quando o projeto começou, uma equipe da Engineering desenvolve com a varejista uma plataforma chamada API Portal, responsável por permitir que outros desenvolvedores possam acessar e consumir interfaces.

Segundo Michele Liguoro, diretor comercial da Engineering, o principal desafio do projeto é manter a comunicação centralizada com todo um ecossistema que não para de crescer. A Via atualmente tem 46 mil colaboradores e diferentes marcas sob responsabilidade.

Solução: 

A iniciativa visa tornar esse uso padronizado e seguro, e estabelecer bases para uma integração maior com o Via Next – programa de relacionamento da Via com startups lançado em parceria com a Distrito em março de 2021.

“Com o objetivo de nos tornarmos uma empresa 100% digital, estamos preparados para as diversas integrações resultantes do nosso programa Via Next de parcerias e investimentos em startups”, explica Rodrigo Dias Medeiros, executivo de arquitetura da Via. “Todas as integrações com empresas digitais nascentes são feitas por meio de APIs, um movimento que foi reforçado com o anúncio da criação de um fundo de R$ 200 milhões de corporate venture capital para investimentos em startups em até cinco anos.”

Resultados:

A plataforma foi lançada após seis meses de desenvolvimento conjunto. Atualmente o API Portal é responsável por solucionar o ciclo de vida de uma API, possibilitando gestão de integrações construídas e em construção. Isso dá mais visibilidade e previsibilidade para os tomadores de decisões, além de agilidade aos desenvolvedores.

Outro resultado da parceria com a Engineering foi a otimização de desenvolvimento, estimada em 492 horas mensais. Áreas técnicas e de produtos foram beneficiadas com a implementação devido à melhoria na comunicação entre parceiros e departamentos. O modelo prevê unificação de processos e ganho de agilidade, diminuindo gastos de tempo e dinheiro.

A colaboração não tem data para acabar e evoluções são desenvolvidas de acordo com às necessidades da plataforma.

“Driblamos este cenário ao centralizar em apenas um local todas as APIs, que traduzem necessidades de negócios atuais e futuras, colocando os envolvidos numa única página e acessando às mesmas informações”, explica Rafael Lategahn, diretor da área de digital business da Engineering.

“Neste momento, estamos avançando para habilitar a implementação da plataforma de APIs às integradoras do nosso marketplace, permitindo o cadastramento de produtos de forma automática, o que vai otimizar o processo de onboarding na Via”, diz Vagner Guedes, gerente de arquitetura da Via. “Além disso, estamos preparando nossa plataforma aberta para ser disponibilizada externamente.”

Veículo Portal it Forum: https://bit.ly/case_via