Vendas de carros sentem impacto do IPI e despencam em fevereiro

06/03/2013

No comércio, as vendas de carros despencaram em fevereiro. A queda foi de 25%. E não foi só isso. Já é um reflexo da volta do IPI.  O imposto vem sendo retomado gradualmente pelo governo – o que, claro, fez subir o preço dos produtos. Essa alta já foi suficiente para afastar muitos consumidores das lojas.

No começo do ano, as concessionárias ainda se garantiram com as promoções. Foi um início de ano atípico. Bom para quem ganha comissão. “Um volume de venda bem grande, procura de veículo com IPI ainda reduzido. Foi muito bom, ótimo”, diz Reginaldo Camargo, gerente de vendas.

De acordo com dados da Fenabrave, 519 mil veículos foram emplacados nos dois primeiros meses do ano, um crescimento de 6,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas foi janeiro que puxou o resultado para cima.

Promoções como IPVA pago, acessórios grátis e, principalmente, carros em estoque ainda com IPI antigo movimentaram as vendas em janeiro. Mas em fevereiro o consumidor sentiu o impacto dos preços mais altos por causa da volta gradual do imposto. De acordo com a Fenabrave, as vendas em fevereiro caíram 25% comparadas ao mês anterior.

Para quem tinha começado o ano animado, o dia-a-dia ficou difícil. “Você fica muito ansioso, então você procura fazer ligações, trazer o cliente na loja”, afirma o gerente.

O consumidor também vai sentir a volta gradual do IPI nos eletrodomésticos. O aumento do imposto sobre produtos como fogões, geladeiras e máquinas de lavar começou em fevereiro.

Para o economista Samy Dana, quem precisava fazer as compras já aproveitou os descontos do IPI e deve demorar a voltar às lojas. “São bens de duração média, ninguém troca de geladeira, de fogão ou de carro todos os anos”, afirma o economista.

Segundo ele, o consumidor ainda vai ter que esperar pra ver a reação do varejo. “Espera-se que o comércio faça grandes promoções no decorrer do ano”, ressalta.

 

Fonte:

G1