Varig dá início às negociações com a TAP

09/01/2009

As duas empresas assinaram um memorando de entendimento que pode resultar na venda de 20% da Varig à companhia portuguesa

EXAME A Varig anunciou hoje (16/5), por meio de fato relevante, a assinatura de um memorando de entendimento com a empresa aérea TAP, de Portugal. O documento é o início oficial das negociações entre as duas companhias, que pode resultar na venda de até 20% do capital da Varig à empresa portuguesa, limite máximo permitido pela legislação brasileira.
Em Lisboa, o presidente da TAP, Fernando Pinto, descartou qualquer possibilidade de fusão. As duas empresas deverão manter-se independentes, “embora tirando partido das inúmeras sinergias que podem ser criadas”, afirmou Pinto em nota oficial.

A empresa brasileira encontra-se em uma situação financeira bastante delicada. No ano passado, o prejuízo da companhia foi de 87 milhões de reais, mas estima-se que as dívidas totais sejam de 6,4 bilhões de reais.

A TAP é uma empresa estatal, porém administrada pelo brasileiro Fernando Pinto, que por quatro anos foi presidente da Varig. A partir de hoje, detalhes sobre a negociação não serão divulgados. As duas empresas firmaram um acordo de confidencialidade.

Portal Exame
17/5/2005