UE: Brasil precisa adotar novos padrões para alimentos
09/01/2009
O comissário da União Européia para Saúde Animal e Proteção ao Consumidor, Markos Kyprianou, afirmou hoje que Bruxelas espera que o Brasil implemente os seus novos padrões para resíduos em alimentos e para a rastreabilidade do gado bovino até fevereiro ou março de 2007. No início do próximo ano, os rebanhos e frigoríficos brasileiros passarão por inspeções de técnicos europeus.
Caso o Brasil não comprove o total cumprimento das normas, suas exportações de carne bovina estarão sujeitas a barreiras. O mesmo processo será exigido em relação aos embarques brasileiros de pescados para o mercado europeu.
Em entrevista à imprensa, na representação da Comissão Européia em Brasília, Kyprianou disse que as medidas estão orientadas para a qualidade dos produtos consumidos na União Européia, tanto os produzidos na região quanto os importados. Desde ontem, Kyprianou encontrou-se em Brasília com os ministros da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, da Pesca, Altemir Gregolin, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Embora tenha ressalvado que as medidas não estão relacionadas às negociações de liberalização do comércio, em especial o agrícola, a iniciativa da União Européia de “proteger seu consumidor” deixou, no Brasil, um claro alerta de que o bloco estará pronto para adotar medidas de caráter protecionista para anular qualquer abertura que venha a fazer na Rodada Doha ou no seu acordo com o Mercosul.
“Nossa visita não é um alerta ou um ultimato, mas traz um apelo para que o Brasil adote as medidas corretas de controle dos produtos exportados, até mesmo para defender o seu bom nome no mercado europeu”, argumentou Kyprianou.
Fonte:
A Tarde Online