Tráfego aéreo cresce 10,1% em outubro

24/11/2010

Genebra, 25 nov (EFE).- O tráfego aéreo de passageiros cresceu em outubro 10,1% e retomou as altas de dois dígitos que tinha registrado no mês anterior, em maio e em junho, informou nesta quinta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

"Apesar das incertezas econômicas, as pessoas continuam voando", comemorou o diretor-geral e executivo-chefe da Iata, Giovanni Bisignani, acrescentando que à medida que o fim de 2010 se aproxima, "o crescimento volta a um ritmo mais normal".

"Os Estados Unidos gastam mais para reativar sua economia. A Ásia, sem contar o Japão, acelera seu crescimento em alta velocidade, e a Europa aperta o cinto por conta da crise. Não há nada claro, mas parece que a recuperação ganha força", avaliou Bisignani.

Os números da demanda de passageiros se situaram em outubro 5% acima dos níveis anteriores à crise, no início de 2008, embora o transporte de mercadorias só tenha aumentado nesse mês 1% com relação ao mesmo período.

O transporte de mercadorias parece estar "em um momento decisivo", já que, desde maio, seus volumes caíram 5%, apesar de ter sido registrada uma leve alta em outubro.

"Um só mês não marca uma tendência e precisamos esperar para ver se este dado é uma estabilização nos volumes ou o início de uma sequência de alta", declarou o diretor da Iata ao comentar o fato de que o tráfego aéreo de mercadorias subiu 14,4% no mês.

Vale lembrar que nos dez primeiros meses deste ano o transporte aéreo de mercadorias acumula uma alta de 24%, enquanto no caso das viagens de passageiros, o aumento se situou em 8,5% no período.

A capacidade oferecida pelas companhias aéreas foi visivelmente inferior à demanda, tanto no caso de passageiros como de mercadorias, o que deve fazer com que 2010 termine "muito melhor do que 2009", afirmou Bisignani.

"As companhias aéreas reverteram as perdas em lucros, apesar de serem poucos", destacou o executivo-chefe da Iata. A região onde a demanda aérea de passageiros mais aumentou em outubro foi o Oriente Médio, com uma alta de 18%, seguido pela África, com 13,3%, enquanto a maior queda foi na América Latina, com redução de 4,9%.

Por outro lado, as companhias aéreas norte-americanas registraram uma alta de 12,4% no tráfego de passageiros no mês, enquanto as europeias tiveram aumento de 9,6% no período.

Fonte:
EFE