Toshiba planeja nacionalizar produção

09/01/2009

São Paulo, 7 de Fevereiro de 2007 – Empresa estuda iniciar fabricação de aparelhos multifuncionais e celulares no País. Depois de nacionalizar a produção de monitores e TVs de cristal líquido (LCD) e Plasma, a Semp Toshiba estuda nacionalizar a produção de aparelhos multifuncionais e celulares, informou o presidente das empresas Semp Toshiba, Afonso Antônio Hennel. A decisão sairá ainda neste ano.

As vendas de aparelhos multifuncionais (equipamento que reúne as funções de impressora, scanner, copiadora e fax) aumentaram 120% em 2006 sobre 2005 e somaram 100 mil unidades, segundo o diretor de negócio da empresa, Américo Simão, que prevê a venda de 140 mil a 150 mil unidades em 2007. “Como as vendas têm aumentado muito planejamos nacionalizar para reduzir os custos”, disse Simão. Atualmente o produto – que custa cerca de R$ 3,3 mil – é importado de fábricas da empresa na Ásia, principalmente China e Japão. Caso o projeto seja aprovado, a produção será iniciada em 2008 ou 2009, na fábrica de Manaus ou da Bahia.

Hennel observou que a empresa olha com interesse o mercado de celulares por existirem 100 milhões de usuário no País e um crescimento estimado de vendas de 10% a 15% em 2007 sobre 2006. “Entre 30 milhões e 40 milhões de aparelhos serão trocados em 2007 em razão de quebra, perda ou troca”.
A empresa, que planeja investimento de R$ 60 milhões entre 2006 e 2008, nacionalizou a produção de monitores de LCD em janeiro deste ano e de TVs de LCD e Plasma em setembro de 2006 – ambos são feitos em Manaus (AM).

Faturamento cresce 16%
As vendas da Semp Toshiba somaram R$ 2,2 bilhões em 2006, montante 16% superior aos R$ 1,9 bilhão de 2005. “A empresa registrou crescimento consistente em todas as linhas de produtos”, disse Hennel. Em 2007 a empresa prevê crescimento de 10% a 15%, atingindo um faturamento entre R$ 2,42 bilhões e R$ 2,53 bilhões.

As vendas de TV da empresa somaram 2,7 milhões de unidades em 2006, volume 29% maior que os 2,1 milhões de 2005, reflexo da Copa do Mundo da Alemanha. Hennel disse que a empresa manteve 25% de market share e observou que o mercado brasileiro consumiu entre 10,7 e 10,8 milhões de TV no ano passado, ante 8 milhões de unidades em 2005 – acréscimo de 34%. Já a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) projeta a venda de 10,5 milhões de unidades em 2006.
O executivo prevê para o mercado nacional a venda de cerca de 9 milhões de TV em 2007. “O mercado não está diminuindo, as vendas serão menores pela ausência da Copa”, disse. As vendas de LCD e plasma devem mais que dobrar neste ano e atingir entre 600 mil e 700 mil unidades no País – de 7% a 8% do total de TV.

Hennel disse que os preços da TV de plasma e LCD podem sofrer reajuste neste ano – uma TV que custa R$ 3,99 mil poderá passar para cerca de R$ 4,6 mil. “Houve um erro de avaliação de algumas concorrentes em 2006, que super estimaram a demanda e colocaram muito produto no mercado, o que baixou os preços”, afirmou.

As vendas de aparelhos de áudio cresceram 40%, para 1,2 milhão de unidades e as de DVD subiram 20% e somaram 1 milhão de equipamentos em 2006. Na área de informática (desktops e notebooks), as vendas aumentaram 100%, para 250 mil unidades. O faturamento do setor de informática cresceu 60%, para R$ 400 milhões e representou 20% do faturamento da empresa.

A Semp Toshiba começa a vender conversores para TV Digital no final deste ano. “As emissoras de TV devem iniciar as primeiras transmissões experimentais no segundo semestre”, disse. Hennel disse que em virtude da inclusão de especificações brasileiras como o sistema de proteção de direitos autorais e o sistema de compres-são de dados, o preço do equipamento básico ficará acima da previsão inicial de R$ 500.
Em 2008 já começarão a chegar ao mercado TVs com tecnologia digital que dispensam o uso dos conversores mas deve levar de 10 a 12 anos para a TV Digital emplacar no País, ressaltou Hennel.

Vendas de HD DVD
A Semp Toshiba inicia em março as vendas do HD DVD (aparelho sucessor do DVD, desenvolvido pela Toshiba) no Brasil. Segundo Hennel, uma das vantagens do HD DVD em relação ao Blue-ray (tecnologia defendida por Sony, Samsung e Philips, entre outras) é o preço mais competitivo. Outra vantagem é o fato da Toshiba ser líder do mercado de notebooks nos EUA, produtos que já estão sendo fabricados com essa tecnologia. “Já existem mais de 700 filmes americanos, distribuídos para todo o mundo, no formato HD DVD”, disse Hennel, que acredita na venda de 50 mil unidades neste ano, por cerca de R$ 2,9 mil.

Fonte:
Gazeta Mercantil
Gustavo Viana