TIM Brasil deve chegar perto dos 13 mi de usuários

09/01/2009

SÃO PAULO (Reuters) – A TIM, empresa brasileira de telefonia móvel do grupo Telecom Italia Mobile, deve chegar ao final do ano com pouco menos de 13 milhões de usuários. O presidente da empresa, Mario Cesar Araújo, afirmou nesta sexta-feira em Porto Alegre que já tem mais de 11 milhões de clientes.

A TIM tem procurado ganhos de sinergia com suas operações no país, incluindo agora a possibilidade de troca das licenças entre TIM Sul e TIM Celular para as áreas de Pelotas (RS) e Londrina (PR). Há alguns meses o grupo anunciou a simplificação de sua estrutura no país. A nova proposta se alinha com essa orientação, mas segundo o diretor financeiro da TIM Sul, Paulo Roberto Cozza, tem efeito maior na operação do que na estrutura societária.

A TIM Sul atua no Paraná mas não tem a licença para a região de Londrina, incluindo Tamarana. Por outro lado, a TIM Celular atua no Rio Grande do Sul exceto a região de Pelotas, que engloba ainda os municípios de Capão Leão, Morro Redondo e Turucu. Cozza explicou à Reuters, por telefone, que a expectativa é que esse troca de licenças –a primeira a ser solicitada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que se tem notícia– seja concluída ainda este ano.

O Conselho de Administração da TIM Sul autorizou na quinta-feira a empresa a contratar um banco ou consultoria para uma análise dos custos e outras implicações que esse processo possa ocasionar. “O que precisamos ter claro é em que condições a Anatel concorda com isso para colocarmos no estudo econômico”, disse o executivo. Outra questão é mensurar o potencial de mercado das áreas de Pelotas e Londrina. “Quem vale mais? Alguém vai ter que pagar para alguém pela troca”, afirmou. Cozza vê ganhos de sinergia, ainda não mensurados, nas áreas de logística, pessoal, administrativa e de rede.

Reuters
1/10/2004