Tempestade no sul da Itália mata pelo menos seis pessoas

09/01/2009

BARI, Itália (Reuters) – Pelo menos seis pessoas morreram devido a uma chuva torrencial que atingiu o sul da Itália durante esta madrugada. A chuva destruiu uma ponte, arrastou carros e causou o descarrilamento de um trem, informou a polícia no domingo.

Três membros de uma família morreram quando o carro em que estavam caiu numa ribanceira depois que uma ponte desmoronou perto de Bari, capital da região de Apulia. Também próximo à cidade, dois homens se afogaram quando seus respectivos carros foram arrastados pela enchente.

O chefe da Defesa Civil italiana Guido Bertolaso, que imediatamente embarcou num vôo de Bari para Roma, descreveu a forte chuva como “um evento climático excepcional que só pode acontecer uma vez a cada cem anos.”

“Em apenas três horas, na noite passada, em uma área limitada, foram registrados 161 milímetros de chuva — quantidade normalmente registrada na região de Apulia durante um ano inteiro”, disse ele a repórteres.

Na manhã deste domingo, cerca de 20 passageiros ficaram feridos quando seis vagões de um trem Eurostar, que ia de Taranto para Milão, descarrilaram perto de Bari durante um deslizamento de terra.

A tempestade também causou uma vítima perto de Catania, na Sicília, onde bombeiros encontraram o corpo de um caçador listado como desaparecido na noite passada, quando seu carro foi arrastado pela enchente.

Os membros da família que morreram foram a mãe, o pai e seu filho de 27 anos. Mergulhadores ainda procuravam por outro filho e uma filha do casal. No entanto, um filho e o noivo da filha procurada sobreviveram, resistindo à força da água ao se segurarem em um muro.

Autoridades da Defesa Civil disseram que muitas estradas, casas e fábricas em Bari e Taranto ficaram inundadas. Plantações de vegetais e oliveiras ficaram totalmente cobertas pela água, mas as autoridades afirmaram que era muito cedo para estimar as perdas causadas pela tempestade.

Fonte:
Reuters
23/10/2005