Subsidiárias da Varig estão na mira da TAP

09/01/2009

Lisboa, 25 out (EFE).- A companhia aérea portuguesa TAP e um grupo de investidores manifestaram a intenção de comprar duas empresas controladas pela Varig, a Varig Engenharia e Manutenção (VEM) e a Varig Log, informou hoje uma fonte da empresa portuguesa.

“A TAP e um conjunto de investidores têm condições financeiras para comprar as duas empresas”, disse a mesma fonte, que adiantou que a companhia portuguesa contará com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O BNDES anunciou na quarta-feira passada ter colocado linhas de financiamento de até 75% do valor do negócio à disposição das empresas interessadas na compra das duas subsidiárias mais rentáveis da Varig.

“O grupo de investidores liderados pela TAP pagará o restante”, explicou a fonte.

A Varig atravessa atualmente uma grave crise financeira, com uma dívida de US$ 3,275 bilhões, segundo seu último balanço.

A Varig Log é a companhia responsável pelo transporte de carga da companhia aérea, enquanto que Varig Engenharia e Manutenção (VEM) é encarregada da manutenção da frota de 78 aviões da empresa.

Os credores da Varig se reunirão no dia 26 de outubro no Rio de Janeiro para decidir sobre o plano de recuperação da companhia aérea brasileira e a possível venda de suas subsidiárias.

Os recursos resultantes da venda destas empresas permitiriam à Varig pagar suas dívidas de curto prazo e continuar operando.

Fonte:
Efe
Uol Economia
26/10/2005