STF decidirá caso Battisti em abril, diz ministro italiano

28/03/2009

DA REDAÇÃO – O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou neste sábado que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá ainda em abril o caso do italiano Cesare Battisti. A informação é da agência Ansa.

Condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios cometidos na década de 1970, o ex-ativista de esquerda recebeu status de refugiado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, em fevereiro deste ano. No entanto, o governo italiano quer a sua extradição.

"Nós respeitamos a corte brasileira, mas sou otimista pela validade de nossas razões", disse Frattini enquanto participava de um congresso de fundação do novo partido Povo da Liberdade (PDL), em Roma. "O governo italiano quer (Battisti) em uma prisão na Itália", completou.

Nesta sexta-feira, o governo italiano contestou o novo pedido de liberdade de Battisti, solicitado no último dia 13, ressaltando sua posição contrária aos argumentos da defesa do ex-ativista.

Em uma manifestação encaminhada ao relator do processo de extradição, ministro Cezar Peluso, a Itália afirmou que o pedido da defesa "é inaceitável e inadmissível".

Atualmente, Battisti está preso no presídio de Papuda, no Distrito Federal, onde espera a decisão do Supremo de arquivar ou não o processo em que a Itália pede sua extradição.

 

Fonte:
Jornal do Brasil