Standard & Poor’s afirma que a Itália saiu da recessão
23/09/2015
A agência de classificação de risco Standard & Poor's afirmou que a economia italiana está "finalmente" saindo da recessão econômica que a atingiu nos últimos três anos e meio.
Em relatório divulgado nesta quarta-feira (23), a S&P ressalta, porém, que é "provável que a retomada do crescimento seja morna por causa do baixo crescimento dos salários e da alta taxa de desemprego que freiam a demanda dos consumidores mais do que em outros países da zona do euro". Para o diretor e chefe-economista do órgão, Jean-Michel Six, a economia italiana "voltou à vida" no primeiro trimestre. "A confiança nas empresas está melhorando e as pesquisas com os consumidores mostram um nível de confiança que não se via desde 2008, mas a retomada é fraca à respeito dos países vizinhos", destacou o francês.
O documento ainda destaca as falhas do sistema bancário da Itália, considerado "fraco" e que as medidas tomadas até o momento pelo governo precisam ser mantidas e reforçadas. De acordo com Six, a nação terá que "caminhar por uma longa estrada" apenas para "conseguir um PIB maior do que 1,5%". Segundo os dados da S&P, o crescimento real para o primeiro semestre de 2015 foi de 0,7% contra 1,2% de toda a zona do euro.
Porém, considerando os dados anteriores, esse foi o primeiro período desde 2012 que o país consegue ter mais de um trimestre de crescimento consecutivo.
Fonte: Ansa Brasil