S&P rebaixa nota da dívida da Venezuela de ‘CCC+’ a ‘CCC’
10/02/2015
A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira (9) em um nível a nota da dívida da Venezuela, de "CCC+" para "CCC", citando "crescentes riscos político e externo". A perspectiva do rating do país é negativa, o que significa que a agência não descarta um novo corte na nota nos próximos meses.
"O fracasso do governo venezuelano para tomar em tempo e forma medidas para resolver as crescentes distorções econômicas contribuíram para a deterioração econômica e a escassez de divisas estrangeiras", afirmou a S&P em comunicado.
"A recessão econômica, alta inflação e crescente escassez enfraqueceram o apoio público ao governo, reduzindo possivelmente sua margem política para introduzir as difíceis medidas econômicas corretivas que podem melhorar sua posição de liquidez externa", acrescentou a agência.
A economia da Venezuela também tem sido abalada pelo tombo dos preços do petróleo (principal item da pauta de exportações do país), que permanecem cerca de 50% abaixo do pico registrado em meados do ano passado, devido a preocupações sobre um excesso de oferta mundial.
A decisão da S&P acontece quase um mês depois que a Moody's, outra agência de classificação de risco, rebaixou em dois níveis, para "Caa3", a nota da dívida da Venezuela, considerando que o risco de moratória do país aumentou.
Em ambas as agências, a nota da Venezuela está no nível de alto risco de inadimplência ou calote.
Fonte:
G1