Shell cria empresa para produzir biocombustível a partir de algas
09/01/2009
LONDRES, 11 dez 2007 (AFP) – O gigante do petróleo anglo-holandês Royal Dutch Shell vai construir em parceria com a empresa americana HR Biopetroleum uma usina piloto na ilha americana do Hawai, que cultivará algas para a produção experimental de biocombustível.
A Shell e a HR Biopetroleum, empresa com sede no Hawai, formaram, para isso, uma co-empresa batizada Cellana, com maioria acionária para a companhia de petróleo, informaram em um comunicado.
A usina, que vai começar a ser construída “imediatamente”, cultivará microalgas que possuem a particularidade de se multiplicar muito rapidamente e produzem “pelo menos 15 vezes mais de óleo vegetal por hectare que as alternativas como a colza, a soja ou pinhão manso”.
Assim que forem recolhidas, as algas serão tratadas para a extração de óleo, que será em seguida transformada em biocombustível.
“As algas são muito promissoras porque elas crescem muito rapidamente, são ricas em óleos vegetais e podem ser cultivadas nas bacias de água do mar, reduzindo as necessidades em terras cultiváveis e em água doce”, garantiram as duas empresas.
Este projeto inclui um programa de pesquisa com as universidades de Hawai, Mississippi e Dalhousie, na província canadense de Nova Escócia.
Fonte:
AFP