Serviço temporário abre portas à contratação
09/01/2009
Com a chegada do Natal, o varejo abre novas oportunidades de trabalho com as vagas temporárias. Segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), são mais de 80.000 neste ano em todo o Brasil.
Dependendo dos resultados apresentados, o “extra” pode ser efetivado e passa a integrar o quadro fixo de funcionários. Para que isso aconteça, além de um bom preparo físico para suportar o agito das vendas de fim-de-ano, é preciso também muita dedicação e empenho. O vendedor precisa estar bem preparado e treinado para realizar o melhor atendimento que puder e vender o máximo possível.
O atendimento aos clientes no pré e pós-venda é cada vez mais determinante para o sucesso de um negócio, já que o consumidor pode encontrar os mesmos produtos em diversos pontos de venda. A falta de conhecimento sobre os produtos que a loja oferece pode minar o fechamento de um negócio.
“Ouvir o cliente e entender suas reais necessidades é imprescindível. Mesmo que não tenha o produto desejado, o vendedor pode oferecer algo que também satisfaça suas expectativas sem, simplesmente, deixar de atendê-lo. Uma venda perdida no varejo não se recupera”, diz Pedro Luiz Roccato, diretor da Direct Channel, consultoria de varejo.
O vendedor também deve ser bem preparado e orientado para agir da melhor forma possível em situações um pouco mais delicadas. Segundo o consultor, “quando determinado produto apresenta problemas, o consumidor buscará naturalmente o contato pessoal com aquele que participou do processo de venda, pois o vínculo foi firmado com a loja e não com o fabricante”.
Mesmo que o vendedor não possa resolver o problema imediatamente, deve dar encaminhamento de forma segura e eficaz. Um cliente que teve seus problemas resolvidos pelo vendedor que o atendeu estabeleceu naquele momento um vínculo duradouro com a loja e o profissional, que poderá proporcionar ótimos resultados futuros.
O bom atendimento, seguido de uma preocupação futura de que o cliente realmente esteja certo de ter feito um bom negócio, ajuda na fidelização. “O principal diferencial se concentra nos serviços que podem ser agregados”, conclui Roccato.
Fonte:
Canal Executivo