Semana do Meio Ambiente 2015 enfocará educação ambiental
01/06/2015
Entre os dias 1º e 7 de junho, uma série de ações socioambientais estará na programação da 7ª Semana do Meio Ambiente, que neste ano destacará o tema "Educação ambiental e a cidade: construindo o futuro que queremos". Incentivar a iniciativa cidadã na preservação do meio natural, promovendo educação ambiental em âmbitos escolar e empresarial, são os principais objetivos da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).
A 7ª Semana do Meio Ambiente enfocará a formação cidadã diante da questão ambiental, utilizando a educação como ferramenta para compreender a ação humana nos recursos naturais e, desta forma, traçar estratégias que previnam problemas ambientais. Resíduos sólidos, água e dengue serão os principais temas abordados nas palestras e ações.
Todas as atividades serão coordenadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, incluindo participações de profissionais de outras secretarias municipais. Também será feita limpeza no Ribeirão Baguaçu e córrego Machadinho, com as colaborações de escoteiros e bombeiros mirins. Tradicional queima do alho encerrará a semana, que terá apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Centro de Tradições Culturais de Araçatuba.
Jorge Hector Rozas, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, explica que a Semana do Meio Ambiente visa dialogar com crianças, universitários, empresários e os mais diversos públicos, para construção de uma cidade educadora. "É a primeira vez que a Semana do Meio Ambiente promoverá palestras no setor empresarial. Queremos que esse trabalho inclua todos os públicos, para que a sociedade, governo e escola pensem no futuro, buscando cada vez mais melhorias para a cidade".
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) também atuará durante a semana, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde). Na quinta-feira (27), profissionais definiram a agenda de trabalho, que será desenvolvida nos três primeiros dias do evento. Exposição e abordagens sobre dengue, chikungunya e controle do vetor estão confirmadas, assim como dramatizações.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1º (segunda-feira)
Caravanas ambientais com participação de equipe do NES
(Núcleo de Educação em Saúde)
8h
Escola municipal Professor José Machado Neto
10h30
Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro São José
11 às 14h
Educação ambiental empresarial na Colormaq
14h30
Caravana ambiental com participação de equipe do NES
Escola municipal Professor Lauro Bittencourt
Dia 2 (terça-feira)
Caravanas ambientais com participação de equipe do NES
8h
Escola municipal Professor Leão Nogueira
10h30
Cras no bairro Águas Claras
11 às 14h
Educação empresarial na Colormaq
14h30
Caravana ambiental com participação de equipe do NES
Escola municipal Professor Joaquim Dibo
Dia 3 (quarta-feira)
8h
Caravana ambiental com participação de equipe do NES
Escola municipal Professora Selma Trevelin
11 às 14h
Educação empresarial na Colormaq
14h
Caravana ambiental com participação de equipe do NES
UBS no bairro Umuarama
14h30
Escola municipal Professora Egles Gabas de Carvalho
18 às 22h
Seminário ‘Educação ambiental e a cidade: construindo o futuro que queremos’, no teatro da Universidade Paulista (Unip)
Dia 4 (quinta-feira)
10h
Apresentação da Orquestra Municipal de Sopro Bruno Zago e da contadora de histórias Flavia Wolffowitz, no Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro
Dia 5 (sexta-feira)
9 às 17h
Caravana ambiental no Calçadão
Dia 6 (sábado)
8h30 às 11h30
Limpeza no ribeirão Baguaçu e córrego Machadinho
Dia 7 (domingo)
A partir do meio-dia
Queima do alho no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado
Fonte: G1 Globo