Semana de Cinema Italiano trará Ornella Muti
15/09/2008
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo realizará, em parceria com a Pirelli, a 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte, por meio do projeto Cinema Brasil – Itália 2008. O evento acontece de 15 a 25 de setembro, com palestras e exibição de filmes. O projeto ocorrerá em duas etapas, a primeira em São Paulo, e a segunda em Roma, durante o Festival de Cinema de Roma, de 22 a 31 de outubro. Na delegação italiana estarão nomes como o da atriz Ornella Muti, do ator Giuseppe Fiorello, o produtor Daniele Mazzocca, o diretor e roteirista Francesco Patierno, o diretor-geral da Cinecittà Studios SpA, Lamberto Mancini, as Jornalistas e críticas cinematográficas Angela Prudenzi e Marina Sanna, e o diretor da Filmitalia – Cinecittà Holding, Andrea Paris.
O evento tem como finalidade a promoção do cinema italiano, trazendo ao Brasil obras cinematográficas italianas contemporâneas e uma retrospectiva de filmes de diretores que fizeram a história do cinema italiano. A semana objetiva, também, criar um ambiente propício para o desenvolvimento de um intercâmbio cultural e de co-produções entre os dois países. Para celebrar a abertura da 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte, a Câmara Ítalo-Brasileira e a Pirelli promoverão um coquetel, no próximo dia 18 de setembro, às 19h30min, no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Nos anos ‘70 e ‘80, Ornella Muti foi umas das atrizes que melhor representaram no imaginário das pessoas “a beleza italiana”. Seu primeiro sucesso foi o filme La moglie più bella, ao qual se seguiu uma longa série de filmes. Sua longuíssima filmografia é também muito variada. Das comédias de Francesco Nuti, Renato Pozzetto e Adriano Celentano aos filmes mais empenhados de Marco Ferreri, Dino Risi e Mario Monicelli. Atualmente alterna a atividade cinematográfica a ficção televisiva.
Fonte:
Comunic@nte
Carlos Scomazzon