Sebrae:Manual Básico de Exportação tem informações sistematizadas para pequenos negócios
09/01/2009
O Manual Básico de Exportação foi lançado ontem pelo Sebrae-SP e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e aborda tanto os termos técnicos usados no comércio exterior como a importância do planejamento estratégico que uma empresa tem de ter para internacionalização, além de incorporar os conhecimentos de gestão necessários para a conquista sólida do mercado internacional.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, a publicação tem grande valor, especialmente para aqueles que estão começando a exportar. “É fundamental que o empresário da pequena empresa adquira curiosidade e, como conseqüência, desenvolva aptidões para exportar. E nada melhor do que uma parceria entre Fiesp e Sebrae para provocar isso.”
Os dados da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) mais recentes sobre exportações de micro e pequenas empresas mostram que, em 2002, os pequenos negócios representavam 13,8% do valor exportações brasileiras. Naquele ano as exportações foram da ordem de US$ 60 bilhões, assim, as MPEs exportaram US$ 8,3 bilhões em 2002.
“As exportações têm sido um grande sucesso do governo federal. E ainda há uma série de nichos de mercado que podemos conquistar”, afirmou o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva. “Temos de inserir os pequenos negócios nesse processo. Para isso, nada melhor que um manual, uma obra coletiva, de viés utilitário.”
Segundo o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, o manual é um passo importante para colocar a informação disponível. “Era fundamental sistematizar todo esse conhecimento. Os empresários dos pequenos negócios estão descobrindo cada vez mais novos caminhos e serão cada vez mais competitivos, com qualidade de produtos e gestão moderna.”
A primeira tiragem do manual será de 10 mil exemplares, que serão distribuídos às entidades, associações, sindicatos envolvidos com comércio exterior, câmaras de comércio, consulados e embaixadas. A partir de quarta-feira (19/5), a íntegra da publicação estará disponível no site do Sebrae-SP www.sebraesp.com.br.
Noticias SEBRAE