São Paulo e Rio de Janeiro dão primeiro passo para construção de trem-bala

09/01/2009

São Paulo, 30 ago (EFE).- Os Governos estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro deram hoje o primeiro passo para a construção de um trem-bala entre as duas maiores cidades do país com a assinatura de um acordo para iniciar os estudos preparatórios do projeto.

Segundo o compromisso assinado hoje em São Paulo entre os governadores José Serra (PSDB) e Sérgio Cabral (PMDB), um projeto técnico será apresentado em março de 2008. Pelo projeto, o trem cobrirá a distância entre as cidades em 90 minutos a uma velocidade de 300 km/h.

Atualmente, a distância de 403 quilômetros é coberta, em média, em seis horas de automóvel e em 40 minutos de avião.

De acordo com estudos preliminares, a obra levará oito anos para ser concluída e terá custo aproximado de R$ 18 bilhões.

O grupo de estudo criado hoje terá a assessoria do BNDES e do Banco Europeu de Investimentos (BEI), que devem financiar a obra. O trem está previsto para transportar cerca de 32 milhões de pessoas por ano, com passagem em torno de R$ 113.

O projeto tem o desafio de reduzir o custo da energia necessária para a locomoção do trem-bala.

Para Serra, o trem é uma “fatalidade histórica inevitável” para as cidades de São Paulo e Rio, que poderiam ter, no futuro, rotas de trens alternativos convencionais como complemento.

A saturação no transporte aéreo tem incentivado o projeto, entre outros fatores. Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, têm operado em capacidade máxima, e muitos vôos atrasam, são cancelados ou transferidos para aeroportos vizinhos.

Devido ao mau tempo em Congonhas e ao movimento intenso no aeroporto internacional de Guarulhos, o avião em que Sérgio Cabral viajava teve que aterrissar em Campinas.

Fonte:
Agencia Efe