Produção industrial paulista cresce 6,9% no primeiro trimestre
09/01/2009
A produção da indústria paulista cresceu 6,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da pesquisa industrial realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
No mês de março, a expansão foi de 12,7% na comparação com o mesmo mês de 2003, variação superior a registrada pela taxa média do país, que foi de 11,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento da indústria paulista foi de 0,6%.
Essa melhora, segundo o IBGE, foi puxada pela recuperação na indústria automobilística e de fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos, especialmente por conta da maior produção de telefones celulares.
A pesquisa do IBGE mostra que houve crescimento em 17 dos 20 segmentos analisados. O de veículos automotores, por exemplo, teve expansão de 45,4%; o de máquinas e equipamentos, de 28,2%; e o de máquinas e aparelhos elétricos, de 21,8%.
Os três setores que ainda estão em queda são os que dependem da recuperação do consumo que só virá com a melhora da renda e dos salários: edição e impressão, que teve queda de 12,2%; farmacêutico, recuo de 5,6%; e bebidas, desaceleração de 3,8%.
“Acompanhando a trajetória nacional e o primeiro trimestre deste ano há um ganho de dinamismo na atividade industrial paulista. Este movimento é explicado, principalmente, pela forte presença dos segmentos de bens duráveis na estrutura fabril do estado, setor que teve papel significativo na recuperação observada na indústria nacional”, informou o IBGE na pesquisa.
Folha online