Produção industrial da zona do euro tem maior alta em 20 meses

14/05/2013

A produção industrial da zona do euro cresceu 1% em março, na comparação com fevereiro, superando as expectativas do mercado, que aguardava alta de 0,4%. O resultado divulgado nesta terça-feira pelo escritório de estatísticas Eurostat reflete a maior alta em 20 meses.

A expansão registrada em março foi alimentada por um aumento de 3,8% na produção energética, na comparação com fevereiro. O quadro geral continua misto, ao passo que a produção industrial caiu na França e na Itália, a segunda e terceira maiores economias do bloco, destacando os problemas da zona do euro em reanimar o crescimento econômico e criar novos empregos.

Enquanto isso, a produção na maior economia da Europa, a Alemanha, cresceu 1,7% em março ante o mês anterior. A atividade manufatureira teve um declínio de 0,9% na França, após um aumento de 0,8% em fevereiro. A Itália também teve queda de 0,8% no mês, seguindo um recuo de 0,9% no mês anterior. A produção da Alemanha, França e Itália responde por dois terços da produção do bloco.

Na comparação com março do ano passado, a produção industrial dos 17 países que compõem a zona do euro teve uma queda de 1,7%, depois de um recuo de 3,2% em fevereiro. Também nesta terça, o Eurostat divulgou a revisão da produção industrial de fevereiro para um ganho de 0,3%, ante leitura anterior, de alta de 0,4%.

(com agência Reuters)

 

Fonte:
Veja