Presidente argentina destaca importância do comércio com o Brasil sem dólar
03/10/2008
BUENOS AIRES (AFP) — A presidente argentina, Cristina Kirchner, qualificou nesta quinta-feira de fato histórico e cultural o acordo firmado com o Brasil que permitirá o comércio bilateral com o real e o peso, sem a utilização do dólar.
"É um fato político e cultural, especialmente para os argentinos, que sempre pensaram a vida em dólares", disse Cristina em um ato na sede do Banco Central da Argentina (BCRA), no qual apresentou o novo sistema, que entrará em vigor nesta segunda-feira.
"Este é um fato histórico, que transcende a questão econômica e financeira. Estamos diante de um fato importante e que definirá nossa integração", disse Cristina Kirchner, ao lado do presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles.
Brasil e Argentina, os principais sócios do Mercosul, estão dando "um sinal muito forte de presença e unificação".
A presidente estimou que em razão da atual crise financeira internacional "será preciso revisar algumas questões, como a necessidade de intervenção do Estado no mercado".
Cristina Kirchner destacou que o Estado deve cumprir com seu papel de regulamentar a economia e cuidar da moeda, dos cidadãos, das indústrias e do comércio".
No dia 8 de setembro, Kirchner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmaram em Brasília o acordo que define o Sistema de Pagamentos em Moeda Local, que permitirá o comércio bilateral sem o dólar.
Brasil e Argentina concentram 80% do comércio do Mercosul, com negócios estimados em 2008 em 30 bilhões de dólares.
Fonte:
AFP