“Poupatempo” para exportar

09/01/2009

São Paulo, 20 de Abril de 2004 – São Paulo cria estrutura centralizada para facilitar vendas externas.

Os micros e pequenos produtores de São Paulo já podem contar com um instrumento para reduzir a burocracia para exportar. O governo paulista inaugurou ontem o Centro de Logística de Exportação (Celex), baseado na idéia de reunir em um só local os órgãos que atuam no comércio exterior para encorajar as pequenas empresas a procurarem o mercado externo.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou ontem o termo de permissão para instalação do Celex em uma área de 30.000 m, próxima às rodovias Anchieta e Imigrantes, que pertencia à Secretaria da Agricultura e será repassada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Palestras técnicas, exposições permanentes, rodas de negócios e missões compradoras serão realizadas no novo espaço para atualizar os micros e pequenos empreendedores paulistas. O Celex também receberá, nos próximos dias, estandes de órgãos como Banco do Brasil, Correios, Receita Federal e Câmaras do Comércio Bilateral, entre outros.

O secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, disse que o local escolhido é estratégico, “pois fica no corredor mais importante da América do Sul, entre o porto de Santos e o centro econômico do País, que é São Paulo”, lembrando também a proximidade dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que o novo empreendimento, uma espécie de “Poupatempo” para exportadores, será uma das principais peças da engrenagem de comércio exterior do estado. “Exportar é vital, pois gera emprego e renda.”

Gazeta Mercantil
Página B-16(1ª Página1)(Wagner Oliveira)