PITTORESCA – A riqueza de sabores do sul da Itália
30/08/2022
Em São Paulo, restaurante Mezza Luna oferece pratos típicos da região
Muito além da pizza e do macarrão, a Itália apresenta uma rica gastronomia em todo o seu território: basta pensar na diversidade em massas, queijos, salames, presuntos, peixes e carnes – só para citar alguns ingredientes.
No caso da região Sul, a cozinha local não poupa criatividade em suas receitas. O clima do mediterrâneo aliado a influências de outros povos contribuíram para uma culinária autêntica, onde predominam pratos com peixes, verduras e óleo de oliva na área costeira e pratos com carnes, legumes e pimentas no interior.
Conheça algumas das tipicidades de cada uma das regiões do sul italiano.
Basilicata
Rica em tradições, a gastronomia na Basilicata tem o sabor de suas montanhas e vales. Assim, há muitos pratos com carnes suína e ovina, ao lado do consumo de verduras, legumes e cereais, completados com o aroma de pimentas do tipo peperoncino, rafano e peperone crusco.
Dentre os principais, estão a focaccia materana, calzone de verduras, pasta al ragù lucano e a torta dolce salata.
Calábria
Nduja com pitta e caciocavallo / Bimby
Se por um lado a cozinha calabresa é simples, devido à sua origem camponesa, por outro lado, seu sabor é marcante e intenso, com a predominância de pimentas em diversas receitas.
Como produto típico, impossível não citar a nduja, um símbolo da gastronomia na Calábria. Este salame de nome complicado é picante, macio e é feito com banha, bacon, bochecha de porco, cabeça e perna de porco e muita pimenta. É apreciado com pitta, o pão típico da região, acompanhado também de queijos típicos como o caciocavallo silano DOP.
Campania
Se ao ouvir falar em “Campania”, você imediatamente pensa na pizza napolitana, saiba que essa é associação é inevitável. Afinal, foi em sua capital, Nápoles, que surgiu a mais famosa das redondas, a margherita, no século 19.
No entanto, a cozinha campana vai muito além ao somar mais de 300 produtos típicos agroalimentares. Tanta oferta assim resulta em uma das culinárias mais versáteis da Itália. Como prova desta diversidade, tem-se o ragù napolitano, que reúne a família à mesa aos domingos, e também a mozzarela di bufala, a impepata di cozze, a sopa de mexilhões e a sfogliatella.
Molise
Pasta con la mollica / Punta Pellaro
Por sua posição geográfica, a cozinha do Molise se divide em pratos com carne de porco no interior enquanto na área costeira predominam os peixes, risotos e sopas.
É desta região a polenta com molho de ragù e queijo, a pasta con la mollica, a carne de porco com pimenta e o bacalhau frito com batatas. Para adoçar o paladar, come-se cauciuni e peccellate.
Puglia
A principal característica da cozinha pugliese é a variação dos pratos de acordo com as estações do ano. Na primavera e no verão, a preferência no consumo é por verduras e peixes. Já no outono-inverno, predominam os legumes, a pasta feita em casa com molho, verduras ou peixe.
Um dos pratos mais renomados da região são as orecchiette alle cime di rapa. Também tem origem pugliese os queijos caciocavallo podolico, a burrata, a ricotta e a mozzarella.
Sardegna
Fregola com frutos do mar e açafrão / Cucinare Facile
A mais distante das ilhas italianas é dona de uma identidade cultural única. Não seria diferente com sua cozinha. Um de seus pratos mais famosos é a fregola com frutos do mar e açafrão. O sabor marítimo também está presente no spaghetti com frutos do mar, na salada de polvo e na lagosta à catalana.
No interior, é muito apreciado o leitão com folhas de murta, conhecido como porcheddu. Como doces, não faltam seadas, amaretti sardi e pistoccheddus.
Sicilia
A cozinha siciliana é resultado de influências gregas e do norte africano. Dentre os pratos típicos, estão a pasta com sardinhas, a provola siciliana, salada de laranjas sicilianas e os famosos cannoli, conhecidos a nível internacional.
A Sicilia é também a terra do pistacchio di Bronte e do chocolate de Modica.
Sabores do sul italiano em São Paulo
Cavatelli Gratinati / Mezza Luna divulgação
Ficou com água na boca? Em São Paulo, o restaurante Mezza Luna, nos Jardins, oferece algumas das delícias do sul da Itália. Sob o comando do chef siciliano Fabio Aiello, a casa traz massas frescas e artesanais.
A dica é saborear os cavatelli gratinati, uma receita muito antiga, presente em boa parte do sul italiano e que chegou ao Brasil com os imigrantes ao final da Primeira Guerra Mundial, devido ao seu preparo simples, feito com sêmola e água. É uma pasta curta, com ragù de linguiça, fonduta de parmigiano reggiano, mozzarella e é gratinada ao forno. É servida com molho de carne ou com vegetais.
Fusilli Nonna Angela / Mezza Luna divulgação
Outra pedida são os fusilli Nonna Angela, um dos grandes sucessos do Mezza Luna. Apesar do nome no cardápio ser uma homenagem a avó de um dos sócios do restaurante, trata-se de uma massa napolitana conhecida de maneiras diversas no sul da Itália. É uma massa longa, feita com um tricô, onde se segue o mesmo procedimento e estética onde quer que seja feita. Tem como ingredientes lulas, camarões, mexilhões e molho pelati italiano.
Para mais informações sobre o Mezza Luna, bem como, o cardápio completo, clique aqui.
Imagem de capa: orecchiette alle cime di rapa da Puglia / Great Italian Chefs
Com informações Snapy Italy e Quel Quid
BRUNA GALVÃO é jornalista especializada em Itália / pittoresca@pittoresca.com.br